Para suprir parte do espaço perdido nos produtos de benefício livre do tipo PGBL, cujo faturamento em oito meses recuou acima de 8%, o mercado de previdência complementar tenta ampliar as vendas em um outro segmento, a dos jovens. O presidente da Associação Nacional de Previdência Privada (Anapp), Osvaldo do Nascimento, diz que a parcela desse segmento no faturamento do setor pode saltar para 6% no curto prazo, para lago em torno de R$ 460 milhões. Hoje a fatia é de 4%.
Na opinião de Osvaldo do Nascimento, como as novas regras privilegiam quem poupa no longo prazo, as empresas vão estimular a entrada dos jovens nesse mercado.
Nos últimos dias, aproveitando o mês das crianças, várias campanhas e produtos foram lançados no mercado com esse objetivo, direcionados para sensibilizar os pais a investirem no futuro dos filhos. O apelo dos planos, em geral, é pela formação de um patrimônio para, ao fim do contrato, custear estudos ou o início da atividade profissional.
Nessa linha, a líder do mercado, a Bradesco, mobiliza corretores e sua rede de concessionárias para dedicarem esforços na comercialização de seu produto, o Prev Jovem, com apoio de anúncios em várias mídias, como as TVs, abertas e fechadas, jornais e revistas. “Para os pais, é uma oportunidade especial de presentear os filhos com um futuro melhor”, comenta o presidente da Bradesco Previdência, Marco Antonio Rossi.
A Real também está decidida a conquistar uma parcela desse público e lançou o RealPrev Educar, com cobertura opcional de risco. A Porto Seguro, por sua vez, reeditou a “Campanha da Girafinha”, distribuindo o animal de pelúcia para presentear o beneficiado do plano.
A Brasilprev não ficou atrás e concentrou esforço nas agências do Banco do Brasil, levando a campanha até 31 de dezembro, com cartazes e móbiles para promover o plano Júnior, que distribui de brinde um urso de pelúcia. “O objetivo é incrementar os negócios, além de conscientizar pais, familiares e jovens sobre a importância da poupança de longo prazo”, explica diretor de Marketing da empresa, José Eduardo Vaz Guimarães.
Para por em evidência o plano Crescer, a Caixa preferiu divulgar campanha em uma revista recreativa de uma loja de brinquedos, com 97 mil clientes exemplares. “Assim, esperamos sensibilizar os pais sobre a importância de guardar um pouco de dinheiro todo mês para ajudar a realizar os sonhos dos filhos”, acredita o diretor da seguradora Juvêncio Braga.