Notícias | 5 de janeiro de 2004 | Fonte: Jornal do Commercio

Mercado deve ter faturado 25% mais no último bimestre

VENDAS
Embora os números finais ainda não estejam disponíveis, os seguradores estão convencidos de que as vendas evoluíram no último bimestre ano. Os técnicos da Superintendência de Seguros Privados (Susep) calculam que o mercado de seguros deve ter faturado em novembro e dezembro, sem o seguro-saúde, algo em torno de R$ 5,567 bilhões, 25% a mais dos em igual período do exercício anterior.

As contas da Federação Nacional das Seguradoras (Fenaseg), por sua vez, vieram sinalizando para um cenário mais favorável, mostrando uma reação das vendas em setembro e outubro acima da inflação, quando, pela primeira vez no ano, houve crescimento real, medido pelo IGP-M, superior a 1,6%, em relação aos mesmos meses de 2002.

Queda No acumulado até outubro, contudo, a receita do mercado continuou a manter queda real, que chegou a 3,6%. As maiores retrações mensais foram registradas em abril (12,63%) e março (-11,5%), em relação a abril e março do ano anterior. Já no que se refere à receita de prêmios ganhos, critério que deduz a compra de planos de resseguros e a constituição de reservas, os dados da Fenaseg mostram equilíbrio das vendas reais apenas em outubro, quando ligeira retração de 0,05% sobre outubro de 2002.

No acumulado nos dez primeiros meses, houve queda real de 11,4%. O pior desempenho foi em março, mês em que a receita de prêmios ganhos despencou 20,4%.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN