Notícias | 20 de setembro de 2016 | Fonte: Press à Porter Gestão de Imagem via Segs

Mercado de TI investe em Programas Mundiais de Seguros

mercado-de-trabalho-768x393A contínua globalização financeira tem levado empresas brasileiras a internacionalizarem suas operações, inaugurando unidades em todo o mundo. Um dos setores em maior evidência nesse processo é o de tecnologia da informação, que aposta no incremento de seus negócios para não perder mercado. Crescentes também, no entanto, são os riscos associados, como os crimes cibernéticos, por exemplo, que causam enormes perdas financeiras por meio de roubo e vazamento de dados.

A preocupação com esse tipo de ameaça ultrapassa as fronteiras geográficas e põe em xeque grandes operações multinacionais. De olho nisso, o segmento de TI avança na contratação de apólices de seguros integradas, o chamado Programa Mundial. Trata-se de um conjunto de apólices que visam cobrir toda a operação da empresa nos diversos países em que atua.

A seguradora AIG, líder global em Programas Mundiais, observa que a principal demanda hoje é referente ao seguro contra crimes cibernéticos, exatamente focado em gerenciar e precaver a exposição de dados e informações sigilosas. “A internacionalização hoje é uma realidade para as empresas de TI, inclusive entre as pequenas e médias empresas. Tais companhias operam muitas vezes em mercados bastante litigiosos e regulados, como os EUA, por exemplo. Portanto, com uma estrutura de Programa Mundial, as empresas atendem às legislações de cada país e podem contar com o pagamento de sinistro localmente”, explica Vivian Rennó, Gerente de Programas Mundiais da AIG Brasil.

Outros seguros importantes que vêm sendo bastante demandados dentro da estrutura de Programa Mundial são os seguros D&O (Directors & Officers), de responsabilização pessoal dos executivos por atos de gestão; e o de Responsabilidade Civil Profissional, que dispõe de coberturas contra diversos tipos de prejuízos, desde modalidades básicas a apólices combinadas.

As apólices de um Programa Mundial operam de maneira interligada, assegurando que riscos específicos de cada mercado sejam adequadamente protegidos. Existem outras vantagens nessa estrutura como, por exemplo, a centralização do programa de seguros no Brasil, a proteção global dos ativos e a minimização dos riscos regulatórios e reputacionais.

“O Brasil é reconhecidamente um dos países mais visados no que diz respeito à violação de dados, o que acarreta em um crescimento na demanda por seguro cibernético, ainda que pequeno em comparação com mercados mais maduros”, completa Flávio Sá, Gerente de Linhas Financeiras da AIG.

Outro indicativo que expõe esse avanço foi revelado por um estudo de 2015 da Fundação Dom Cabral, no qual as multinacionais brasileiras disseram esperar um desempenho acima da média para suas atividades internacionais. “Éclaro que esse otimismo com o mercado externo depende das oscilações globais, mas a intenção de ampliar investimentos no exterior precisa ser resguardada por um programa de seguros que proteja os riscos inerentes a essa expansão”, conclui a executiva da AIG.

Sobre a AIG

A American International Group, Inc. (AIG) é uma das organizações líderes no mercado securitário internacional. Fundada em 1919, hoje em dia oferece uma ampla gama de seguros de responsabilidade civil e patrimonial, produtos de aposentadoria, seguros hipotecários e outros serviços financeiros a clientes em mais de 100 países e jurisdições. A diversidade de produtos e serviços que oferecemos ajudam pessoas físicas e jurídicas a protegerem seus ativos, gerenciarem seus riscos e planejarem a aposentadoria com segurança. As ações da AIG são cotadas nas bolsas de valores de Nova Iorque e de Tóquio.

Informações adicionais sobre a AIG em www.aig.com e www.aig.com/strategyupdate | YouTube: www.youtube.com/aig | Twitter: @AIGInsurance | LinkedIn: http://www.linkedin.com/company/aig. Estas referências, com informações adicionais sobre a AIG, foram incluídas a título de colaboração e a informação contida nesses sites não estão incorporados a este press-release como referências.

AIG é o nome comercial das operações globais de seguros patrimoniais e de responsabilidade civil, vida e aposentadoria e seguros em geral da American International Group, Inc. Todos os produtos e serviços são executados ou fornecidos por subsidiárias ou afiliadas da American International Group, Inc. É possível que nem todos os produtos ou serviços estejam disponíveis em todos os países e a cobertura do seguro é regida pelo próprio texto da apólice. Certos produtos e serviços que não sejam relacionados a seguros podem ser oferecidos por provedores de serviços independentes. É possível que determinadas coberturas patrimoniais e de responsabilidade civil sejam oferecidas por uma seguradora de linhas excedentes. Geralmente, as seguradoras de linhas excedentes não participam dos fundos de garantia do estado e, portanto, não são protegidas por tais fundos.

 

banner

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN