Notícias | 9 de dezembro de 2003 | Fonte: Valor Econômico

Mercado de seguros cresce 9,5%

As seguradoras faturaram R$ 24,488 bilhões em prêmios entre janeiro e outubro de 2003, de acordo com dados divulgados ontem pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Esse valor não inclui o seguro de saúde, cujas estatísticas são registradas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Com esse resultado, o faturamento das seguradoras registra um crescimento de 24,8% em comparação com o volume negociado no mesmo período do ano passado. Descontada a inflação pelo IPCA dos últimos doze meses, houve um crescimento real de 9,5%.
Com base em indicadores macroeconômicos tomados pelo Banco Central junto ao mercado financeiro, a Susep divulga também projeções sobre o comportamento do mercado segurador. A autarquia está projetando um crescimento de 26,2% até o encerramento do ano, com o faturamento das seguradoras atingindo um total de R$ 30,03 bilhões em prêmios. Conforme boletim mensal do departamento de análises econômicas da Susep, o Geaco, os seguros de automóveis – a maior carteira do mercado, com quase 30% do faturamento – ainda não refletiu o aumento na venda de veículos novos, já registrada nos últimos dois meses pelos fabricantes.
Segundo o Geaco, as vendas de seguros de automóveis cresceram apenas 6,5% em termos nominais nos primeiros dez meses de 2003, comparado ao mesmo período de 2002, o que significa recuo de 6,5% em termos reais. A expansão verificada até agora está baseada no avanço do mercado de seguros de vida, que por sua vez vem crescendo graças às vendas do Vida Gerador de Benefícios Livres (VGBL), um plano de acumulação para a aposentadoria.
Autor: Janes Rocha

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN