Notícias | 22 de janeiro de 2004 | Fonte: Gazeta Mercantil

Mercado de corretores tende a diminuir

O mercado de corretores de seguros tende a ficar cada vez mais restrito com as decisões do governo ora com aumento de impostos e diminuição de margens de renda ora com decisões como a do Conselho Nacional de Seguros, de proibir a comercialização do Seguro Obrigatório dos Veículos Automotores e Terrestres (DPVAT) pelos corretores. “O parecer é do presidente da Câmara dos Corretores de Seguros do Rio Grande do Sul, Harlei Coelho da Silveira. “Além de termos um ano comercial com aumentos de impostos e com diminuição das margens de receita, desenha-se um mercado cada vez mais restrito”, disse o executivo, acrescentando que está muito preocupado com o futuro da categoria.

“Somos 100 mil corretores oficialmente registrados e cadastrados no País, dos quais uma grande massa empregadora e trabalhadora, e pelo que tudo indica estamos sendo compelidos a desaparecer. Daqui a cinco ou 10 anos não sei se haverá mais corretores de seguros e isso é muito grave porque ora se limita a atuação da categoria ora se pressiona com impostos e ora se permite que outras entidades vendam seguros como supermercados e postos de gasolina”, acrescentou. “Hoje carros já saem segurados das concessionárias em um convênio de seguradora e montadora e isso vai diminuindo nosso mercado. O corretor de seguros tem de estar muito atento a isso porque o futuro dele é muito incerto”, alerta Silveira.

O executivo informou ainda que não discute a alegação do Conselho Nacional de Seguros quando diz que a medida tomada é para evitar fraudes. “Ora fraudes podem existir em qualquer lugar. Temos é que combater eficientemente as fraudes. Há outros instrumentos administrativos e burocráticos para gerenciar isso”, disse.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN