Notícias | 23 de julho de 2003 | Fonte: Gazeta Mercantil

Marsh, ACE e Coelce fecham parceria

A Companhia Energética do Ceará (Coelce) é a mais nova empresa, detentora de um vasto banco de dados, a participar da popularização do seguro. Os mais de 1,6 milhão de consumidores de energia receberão a partir do dia 24 uma oferta juntamente com a conta mensal. Chamado de “Super 3 + 1 Coelce”, o pacote oferecerá aos cearenses seguro residencial, seguro de acidentes pessoais, proteção financeira e um título de capitalização. Tudo isso, por apenas R$ 2,50 ao mês.
Segundo os cálculos de Patrícia Freire, diretora de vendas de seguros massificados da Marsh Corretora de Seguros, responsável pelo desenho do pacote de serviços para a Coelce, se uma pessoa resolvesse adquirir todos esses produtos separadamente iria desembolsar, no mínimo, R$ 10. “Quanto maior é a base de dados, melhor preço conseguimos junto à seguradora”, explicou Patrícia. A ACE Seguradora, a 16º maior companhia de seguros do Brasil, é a responsável por garantir o risco assumido no pacote ofertado.
O seguro residencial tem cobertura para incêndio, raio e explosão de até R$ 20 mil. O seguro de proteção financeira quita até 4 contas de luz, até o valor máximo de R$ 50 por mês. O seguro de acidentes pessoais dá cobertura de até 12 contas no valor máximo de R$ 50 mensais. No certificado do seguro consta o número para participar de quatro sorteios mensais.
A expectativa da Marsh é que o seguro atinja 40% da base de clientes da Coelce, em um período de três anos. Para incrementar a demanda pelo pacote, as companhias também estão investindo em propaganda no Ceará. Por meio da personagem Rossicléia, natural do Estado e conhecida em todo o País, a campanha abordará a importância do seguro.
Segundo Patrícia, além do consumidor ter acesso a produtos que não teria normalmente, todos saem ganhando com esse tipo de iniciativa. “O seguro de vida ou o residencial resolve o problema social criado com a perda do chefe da família ou da moradia; o de proteção financeira resolve parte das perdas com inadimplência; o título de capitalização, pelo apelo lúdico, ajuda na ativação e na fidelização dos clientes”, disse a executiva. A empresa de varejo acaba ganhando receita financeira otimizando um vasto banco de dados; a seguradora têm acesso a clientes que dificilmente teria de outra forma; e a corretora fecha mais um negócio e ganha escala num produto que para ser rentável tem que ter uma grande massa de segurados.O grande desafio dos programas de afinidades, que visa agregar benefícios aos clientes e aos clientes dos clientes, está no atendimento. Alguns bancos, por exemplo, até pouco tempo atrás evitavam divulgar o produto seguro nas agências com medo de perder um cliente com uma carteira de investimentos no banco por ter tido problemas com seguro.
Hoje, com a modernização dos produtos, cláusulas mais claras e simplificadas, o risco com esse tipo de problema foi minimizado. “Investimos no atendimento, pois é ele quem vai ditar o futuro do programa. Por mais que ele esteja fadado ao sucesso, se não tiver um bom atendimento poderá se transformar num problema junto ao cliente”, alertou Patrícia.
O diretor comercial da Coelce, Luciano Galasso, concorda com Patrícia. “Por isso tomamos muito cuidado com a escolha das empresas e demoramos seis meses no desenvolvimento do produto”, disse. “Há um mês e meio estamos executando um projeto piloto com cerca de 5% dos clientes da Coelce. Cerca de 1% aderiu e não tivemos reclamações. Pelo contrário. O produto foi muito bem visto pelo consumidor.”
Os clientes da Coelce, segundo os executivos, serão atendidos por uma central exclusiva operada pela Marsh. “Temos uma central com 150 posições de atendimento, que atende cerca de 4 mil pedidos de indenizações por dia”, disse. A Marsh tem 2,3 milhões de segurados no segmento de massificados, com prêmios mensais de R$ 28 milhões. “Há muito o que fazer nessa área ainda e estamos criando novos produtos diariamente para grandes clientes”, acrescentou a executiva.
(Finanças & Mercados/Página B2)(Denise Bueno)

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