Notícias | 8 de outubro de 2003 | Fonte: Seguros em Dia

Marítima completa 60 anos

A Marítima Seguros completa hoje 60 anos. A companhia foi criada em 08 de outubro de 1943, em Santos (SP), por Álvaro Augusto de Bueno Vidigal e um grupo de industriais e comerciantes locais, com um capital de Cr$ 5 milhões, dividido em 10 mil ações de Cr$ 500,00 cada uma, num momento extremamente propício ao desenvolvimento do negócio.
Até hoje, a Marítima é uma Sociedade Anônima de capital totalmente nacional. Seu fundador era um homem reservado, determinado, avesso à burocracia e à formalidade. Com esse estilo pessoal tão peculiar, também criou e imprimiu na seguradora a filosofia de trabalho que vigora até hoje. Ou seja, a de garantir a solidez financeira, os direitos dos segurados e o pagamento em dia de corretores e funcionários como um ponto de honra.
Álvaro Augusto de Bueno Vidigal sempre administrou a Marítima para que crescesse e se modernizasse com segurança, até que se projetasse nacionalmente. Segundo a companhia, esse processo de expansão sempre esteve e ainda está amparado nos investimentos em infra-estrutura, na melhoria constante da prestação de serviços e na defesa e respeito de empregados, corretores e segurados. O empresário estabeleceu critérios claros e precisos na seleção dos negócios e no programa de crescimento constante e gradual. Hoje, a Marítima é um dos maiores grupos seguradores do país e o quinto do Estado de São Paulo; conta com 1.300 funcionários, 69 filiais, e está abrindo uma nova sucursal, em Fortaleza (CE), sua porta de entrada no mercado do Nordeste.
Até atingir essa abrangência, porém, um longo caminho foi percorrido. Em 1950, a Marítima iniciou operações no ramo Acidentes Pessoais, numa trajetória intimamente ligada ao desenvolvimento da economia nacional. Dois anos mais tarde, em 1952, abriu sua filial no Rio de Janeiro. Em 1955, mantendo a linha do desenvolvimento com modernidade e tradição, a companhia já atuava em 14 cidades brasileiras, operando inclusive em novos ramos como os de Lucros Cessantes, Responsabilidade Civil e Transporte Terrestre.
Em 1960 a Marítima entrou numa área que se tornou uma das mais promissoras do setor de seguros: o ramo Auto. Não demorou muito e, em 1964, a empresa foi autorizada a trabalhar também nos segmentos Vidros e Roubo. Data de 1967 uma maior abertura para o mercado, com ampliação de seus canais de distribuição e um número cada vez maior de corretores.
E foi com essas premissas, sempre apostando em novos mercados, que continuou expandindo suas fronteiras: em 1970, passou a operar no ramo Vida. Em 1978, a companhia entrou em um novo mercado, Santa Catarina. Dois anos mais tarde, em 1980, iniciou operações em Minas Gerais.
Crescer e ramificar-se dessa forma não é tarefa simples, ainda mais num país que começava a enfrentar as agruras da inflação e da hiperinflação. Mesmo assim, as diretrizes da Marítima ao longo dos anos não mudaram, e a administração se pauta pela valorização da vida e do potencial humano, com opção prioritária pela substituição de funcionários via promoção interna. A empresa investe pesado em treinamento de pessoal e de corretores, no escopo do seu Programa de Qualidade Total.
Em 1992, por motivo de saúde, Álvaro Augusto de Bueno Vidigal afastou-se da Presidência da empresa, sendo substituído por Francisco Caiuby Vidigal. Nesse mesmo ano teve início a descentralização das operações e a companhia investiu na tecnologia de processamento de imagens.
Em 1993, a empresa passou a trabalhar num novo segmento, o Ramo Saúde. Hoje, a Marítima disponibiliza uma ampla listagem, com médicos, laboratórios e hospitais, liberação de guias de autorização de serviços via e-mail e fax, entre outras vantagens. Atualmente há 14 modalidades de planos, que se diferenciam quanto à rede referenciada e múltiplos tipos de reembolso.
Desde o Plano Real, a companhia tem aumentado a sua participação no mercado brasileiro. Em 2002, foi eleita pela Federação Nacional dos Corretoes (Fenacor) e Sindicato dos Corretores de São Paulo (Sincor-SP) como A Melhor Seguradora do País, A Melhor Seguradora da Região Sudeste e A Melhor Seguradora da Região Sul, além de ter recebido o prêmio da revista Cobertura – especializada no segmento de seguros – na categoria de Performance Financeira com o Marítima Saúde. “Esses resultados tão expressivos acentuam a nossa certeza de que, apesar de o ano ter sido difícil para o país, com trabalho incansável, nossa parceria fundamental com os corretores, investimento em infra-estrutura e treinamento de profissionais, tecnologia, inovação, marketing, produtos competitivos com benefícios agregados para o segurado e prestação de serviços de alta qualidade para os corretores e segurados, as dificuldades podem ser superadas e bons resultados podem ser obtidos. O talento e o esforço dos nossos funcionários e o corpo-a-corpo junto aos corretores são as chaves dessa performance, que nos permite estar sempre à frente, e, o que é essencial, gerando empregos, contribuindo com o Brasil”, afirma o presidente da Marítima, Francisco Caiuby Vidigal.
Ao completar 60 anos de atuação no mercado segurador brasileiro, a companhia aposta no relacionamento com o corretor para continuar sua trajetória de crescimento. Hoje, a seguradora tem cerca de 3% de participação no mercado nacional e de 6% no paulista e conta com mais de 730 mil segurados.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN