Notícias | 14 de março de 2024 | Fonte: CQCS l Manuella Cavalcanti

MAPFRE vence licitação e se torna nova seguradora da hidrelétrica de Itaipu

A MAPFRE é a nova seguradora da usina hidrelétrica binacional de Itaipu, segunda maior no mundo. Ao longo dos próximos dois anos, as regionais do Brasil e Paraguai serão responsáveis, conjuntamente, pelos seguros de riscos operacionais e de responsabilidade civil da usina. 

O CEO regional da companhia no país, Felipe Nascimento, comentou sobre o fato e ressaltou que a seguradora tem capacidade em oferecer uma solução em seguros, que combina expertise, conhecimento global de seguros e capacidade técnica, à empresa Itaipu Binacional: “Para a MAPFRE, ser a nova seguradora de Itaipu é motivo de grande orgulho e responsabilidade. Somos uma das poucas companhias de seguros com capacidade para assumir um risco dessa magnitude. Isso demonstra nossa solidez, abrangência e a convicção de que oferecemos a melhor solução para a Itaipu Binacional”. 

A escolha pela MAPFRE se deu por meio de um processo de licitação conduzido pela estatal Itaipu Binacional, para o qual a seguradora apresentou a melhor proposta técnica e comercial. Com o contrato, a companhia consolida a liderança em seguros de grandes riscos, tanto no Brasil quanto na América Latina, reforçando a especialização em projetos de grande complexidade e que exigem alta liquidez patrimonial.

Nascimento  também afirmou que a nova apólice sinaliza o apetite da companhia em assumir novos contratos de grandes riscos, especialmente no setor elétrico e de geração de energia renovável. “Estamos comprometidos em apoiar projetos que impulsionam a sustentabilidade e a inovação no setor energético. O desenvolvimento do Brasil depende de investimentos em infraestrutura e os seguros desempenham um papel fundamental na segurança jurídica e sustentabilidade financeira desses projetos”, pontuou o executivo. 

Localizada na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, a usina de Itaipu Binacional é a segunda maior hidrelétrica do mundo em capacidade instalada e a maior do Brasil. Responsável por cerca de 9% de toda a energia consumida no Brasil e 86,4% do mercado paraguaio, a usina representa um marco na história da engenharia e do desenvolvimento socioeconômico da região, tendo 20 unidades geradoras, com capacidade de 700 megawatts (MW) cada.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN