A Mapfre Seguros arrematou 51% das ações da Nossa Caixa Seguros e Previdência, no leilão realizado em São Paulo, nesta terça-feira. A oferta vencedora chegou a R$ 225,8 milhões.
Logo depois da divulgação do resultado, a direção da Mapfre comunicou que vai manter sua política de atuação comercial centrada na distribuição por meio dos corretores de seguros, o mais importante canal de distribuição da companhia. A nova empresa será independente da Mapfre Vida e Previdência e contará com estrutura física e profissional própria para comercializar prioritariamente o seguro de previdência individual.
A Mapfre terá exclusividade na comercialização de seguros de vida e previdência junto à rede do banco Nossa Caixa por um período de 20 anos. A venda da subsidiária de seguros de vida e previdência é a primeira etapa do projeto de reorganização societária do Nossa Caixa. O processo ainda prevê a venda do controle de uma empresa de capitalização e outra de seguros gerais, e faz parte do plano de abertura do capital da instituição previsto ainda para este ano.
Com a nova aquisição, a Mapfre dá prosseguimento à sua estratégia de se tornar uma empresa multiprodutos, explorando também o segmento de previdência individual, nicho que a companhia não focava nos últimos 10 anos. Além disso, um dos principais objetivos é conseguir expandir, de forma significativa, sua participação em seguros de vida e de previdência privada.
Segundo o presidente da Mapfre Seguros, Antonio Cássio dos Santos, a operação de compra reforça a confiança do grupo espanhol no Brasil e reflete a convicção na estabilidade econômica e política no país: “a Mapfre tem várias operações semelhantes em diversos países, destacando, por exemplo, o acordo existente entre a Corporação e o banco Caja Madrid, uma das maiores redes bancárias da Espanha”, destacou.