A MAPFRE divulgou um recorde de crescimento na venda de cotas de consórcio durante o ano de 2023. Os números revelam um aumento de 27% no volume de crédito disponibilizado e um incremento de 15% nas cotas contempladas de consórcio, quando comparado com 2022. Esse número representa o melhor desempenho da companhia desde 2012, quando iniciou as operações no segmento.
Raphael Bauer, diretor do Canal Corretor da companhia, destacou a importância do consórcio: “O consórcio é um produto flexível que atende a diversas necessidades, como a aquisição de imóveis, veículos, serviços ou a realização de sonhos. Trata-se de um produto indicado para compras programadas, ou seja, para quem não tem pressa e pretende conquistar o bem no longo prazo”.
Além disso, o executivo enfatizou o que espera do segmento para 2024. “Estamos confiantes de que o consórcio continuará sendo uma ferramenta importante para o planejamento financeiro dos brasileiros, e a MAPFRE está comprometida em investir nessa modalidade para 2024”, disse ele.
O consórcio tem se mostrado uma boa opção para consumidores que buscam obter imóveis, veículos e/ou serviços. O crescimento foi impulsionado por diversos fatores, como a ampliação da carteira de produtos da empresa, a expansão da rede de distribuição e o crescente apelo do consórcio como uma alternativa de investimento e aquisição de bens. Um grande destaque foi o canal de corretores da companhia que obteve um crescimento de 88% no volume de cotas vendidas no ano passado, quando comparado com 2022.
Bauer também destacou o papel da diversificação da carteira para os corretores. “As cotas de consórcio são valiosas ferramentas que podem auxiliar o corretor a aumentar suas vendas e fidelizar clientes. Por meio das capacitações da MAPFRE, nossos parceiros têm condições de oferecer o consórcio com segurança e profissionalismo, para auxiliar nossos clientes a realizarem seus sonhos de forma planejada e segura”, explicou o diretor do Canal Corretor.
Na MAPFRE, ao longo do ano passado, o consórcio imobiliário representou 68% das vendas, um aumento de 18% em relação a 2022. O crescimento na venda de cotas foi observado em todos os estados brasileiros. Em São Paulo, houve mais de 30% de comercialização da companhia.
Em relação ao perfil dos compradores, mais de 69% das aquisições em 2023 foram feitas por homens, sendo que os casados (56%) lideraram as compras de consórcio para imóveis. Os solteiros (35%), por sua vez, se destacaram no segmento de automóveis.
Em sociedade com a BR Consórcios, a MAPFRE opera atualmente com mais de R$ 12 bilhões em créditos administrados, que são fiscalizados pelo Banco Central.