Notícias | 11 de março de 2024 | Fonte: CQCS | Adriane Sacramento

MAPFRE patrocina iniciativa de educação financeira e empreendedorismo para mulheres acima de 60 anos

A MAPFRE é a nova patrocinadora do projeto Educação Financeira e Empreendedorismo Feminino na Terceira Idade, idealizado pelo Instituto Defesa Coletiva, de Belo Horizonte (MG). O objetivo da iniciativa é promover a autonomia e o empoderamento de mulheres acima de 60 anos através de workshops, palestras e mentorias sobre educação financeira e empreendedorismo.

Com início em março, Mês Internacional da Mulher, o projeto beneficiará diretamente 240 mulheres da rede de atendimento à pessoa idosa da Prefeitura de Belo Horizonte. Elas receberão ferramentas e conhecimentos para gerenciar suas finanças pessoais, investir de forma consciente, conhecer seus direitos, bem como criar os próprios negócios para a geração de renda.

Ao longo deste ano, estão programados 42 encontros que oferecerão palestras e oficinas abordando uma variedade de temas essenciais, incluindo:

  • valorização, respeito e cuidado com a pessoa idosa;
  • estímulo ao envelhecimento ativo, digno e saudável;
  • fortalecimento em situações de violações de direitos, através de iniciativas educativas, geração de renda e resolução de conflitos;
  • promoção de ações de conscientização e informação para prevenir casos de abuso contra pessoas idosas.

Compromisso social da MAPFRE

O patrocínio ao projeto reforça o compromisso da MAPFRE com o desenvolvimento social e a inclusão. Para a empresa, a educação financeira é um pilar fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. De acordo com Tatiana Cerezer, diretora de comunicação e marketing:

“A MAPFRE tem um compromisso histórico com a responsabilidade social e equidade de gênero. Acreditamos que o acesso à educação e ao conhecimento é essencial para que as mulheres possam construir um futuro melhor para si mesmas e para suas famílias. Infelizmente, o etarismo é um problema que atinge diretamente muito mais o público feminino do que os homens”.

Diego Bifoni, diretor territorial da MAPFRE para Minas Gerais, explica que, ao patrocinar o projeto, a empresa quer contribuir para a “autonomia, dignidade e a independência financeira das mulheres que têm mais de 60 anos, ajudando-as a acreditar que é possível realizar sonhos em todas as fases da vida”, 

Cabe destacar que o projeto foi inspirado pela vasta experiência do Instituto Defesa Coletiva em defesa dos direitos da pessoa idosa. Ao longo de mais de 20 anos, o instituto atuou na salvaguarda de conquistas fundamentais do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e na implementação de programas e projetos de educação para o crédito consciente e prevenção ao superendividamento. 

“O Instituto Defesa Coletiva, em parceria com a prefeitura de Belo Horizonte – através do Fundo Municipal do Idoso -, soma esforços com empresas que apostam em ações socialmente inclusivas. Nosso objetivo neste projeto é promover educação financeira e ensinar às mulheres idosas ferramentas para que desenvolvam atividades que possam gerar renda e, sobretudo, satisfação pessoal”, explica Ana Cristina Rennó, coordenadora do projeto no Instituto Defesa Coletiva.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN