Análise feita pela Revista Época destaca as melhores corporações para se trabalhar no Brasil. Ações sociais desenvolvidas pela MAPFRE estão entre os pontos relevantes da seguradora.
A MAPFRE, uma das maiores seguradoras do mercado brasileiro, foi considerada como uma das 100 melhores empresas para se trabalhar, conforme a edição especial de 2009 da Revista Época. As ações sociais desenvolvidas pela companhia, com o intuito de beneficiar a população, estiveram entre os destaques, bem como o respeito e o tratamento dado no momento em que o funcionário é desligado.
Nas ações sociais, a ênfase foi dada a um projeto em que os trabalhadores são divididos em equipes pelo Recursos Humanos. Tal iniciativa possibilita aos grupos que acumulam uma maior pontuação, no período de um ano, indicar uma instituição assistencial para receber uma doação no valor de R$ 20 mil.
Outro ponto interessante ressaltado pelo Anuário é a maneira de efetuar o processo de desligamento da empresa. De forma inovadora, a gerência organiza um fórum para ouvir o funcionário e o gestor precisa justificar o motivo da demissão. E, ainda assim, se a justificativa não for convincente, a seguradora apenas transfere o profissional para outro setor.
O Programa de Ouvidoria e o Papo 24 horas também são projetos que foram apontados pela Revista Época. Essas iniciativas adotadas internamente oferecem gratuitamente apoio pessoal aos colaboradores e seus familiares em áreas como psicologia, pedagogia, fonoaudiologia, nutrição e condicionamento físico. Caso haja necessidade, os assistidos ainda têm à disposição terapia com hora marcada na própria sede da companhia. O custo das sessões é simbólico.
Além disso, outro fator que chamou a atenção da publicação foi o canal exclusivo que permite aos profissionais a comunicação direta com o presidente da seguradora. Através de um email disponibilizado pelo executivo, os trabalhadores podem compartilhar assuntos relacionados à empresa e até mesmo de ordem pessoal.
O reconhecimento dado pela Revista Época veio num momento especial, quando a corporação comemora um significativo crescimento acima da média do mercado. A empresa obteve, de janeiro a junho deste ano, um lucro, antes dos impostos e participações, de R$ 166,5 milhões, montante que representa um acréscimo de 28,5% na comparação com igual período anterior.
De acordo com o presidente da MAPFRE, Antonio Cássio dos Santos, “a companhia preza pelo bom relacionamento com seus funcionários para que, consequentemente, essa harmonia seja repassada para os clientes, principais responsáveis pela significativa evolução da seguradora”, comenta.
Ainda segundo o executivo, “a MAPFRE tem como objetivo ser diferente. E esse “ser diferente” compreende, acima de tudo, inovar também na forma de se relacionar com seus profissionais, primando sempre pela dignidade e respeito”, conclui.