Notícias | 5 de setembro de 2003 | Fonte: Gazeta Mercantil

Mapfre e Swiss Re lançam apólice para fundos de pensão

O novo produto lançado pela Mapfre Vera Cruz para o mercado de fundos de pensão foi elaborado em colaboração com a resseguradora Swiss Re, num processo de desenvolvimento técnico que durou um ano.
O produto, denominado Proteção para Reversão de Aposentadoria, assume riscos de natureza atuarial vinculados à massa de pessoas que faz parte do fundo de pensão. Além de liberar receita para que o fundo de pensão faça seus investimentos, sem precisar contingenciar recursos para o pagamento de indenizações em caso de mortes.
O valor do prêmio é equivalente ao custo praticado pelo fundo de pensão em autogestão e caso ocorra o sinistro, a seguradora paga à vista para o fundo o valor presente atuarial apurado em função da constituição da nova reserva. “Quando ocorre o evento, o seguro indeniza sem que o fundo precise utilizar suas reservas para isso”, afirma o diretor-presidente da Vera Cruz Vida e Previdência, Antonio Cássio dos Santos. Caso haja necessidade de resseguro, a Vera Cruz contará com o IRB Brasil Re.
O seguro lançado vai favorecer os fundos de pensão que têm uma quantidade maior de assistidos, ou seja, de pessoas gozando de aposentadoria. “Estes são os que mais precisam deste produto”, afirma o diretor-presidente da Vera Cruz Vida e Previdência, Antonio Cássio dos Santos. “Para este grupo de aposentados o fundo de pensão funciona como uma seguradora”.
Geralmente, os fundos incorrem em três tipos de risco ao darem a cobertura de morte e invalidez aos seus participantes: o risco da tábua atuarial (o peso de um evento é maior porque a quantidade de pessoas no grupo é pequena), o risco de mercado e o risco de catástrofe. “Temos uma escala maior, ou seja, um volume grande de segurados e isso nos permite juntar os riscos pequenos de diversos fundos de pensão”, diz Santos.
Segundo o executivo, o contato inicial que a seguradora tem feito com fundações e consultorias mostrou uma boa aceitação do produto. “Não tem mágica. É a escala que nos permite encontrar a solução do ponto de vista técnico”.
Autor: Solange G. Silva

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN