A MAPFRE, companhia global do setor segurador e financeiro, divulgou nesta semana o seu Relatório de Sustentabilidade 2024, destacando os avanços nas operações brasileiras e o alinhamento com padrões internacionais. O documento foi elaborado conforme as diretrizes da Circular 666/2022 da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), que estabelece requisitos de sustentabilidade para o setor.
Entre os destaques, o relatório apresenta os resultados econômicos da seguradora e os progressos em sua estratégia ASG (Ambiental, Social e de Governança). O material também evidencia a conexão das iniciativas da empresa com os Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU.
Segundo Felipe Nascimento, CEO da MAPFRE no Brasil, o compromisso com a sustentabilidade será intensificado. “Continuaremos promovendo produtos, serviços e investimentos sustentáveis, trabalhando para ser a seguradora referência em sustentabilidade no Brasil e contribuindo para uma sociedade mais justa e equilibrada”, afirma.
Nascimento destaca ainda o impacto de longo prazo das iniciativas adotadas.
” Estamos convictos de que as ações de hoje impactam diretamente as gerações futuras. Com essa responsabilidade em mente, a MAPFRE avança para um futuro mais sustentável com a adoção de práticas que auxiliem na preservação do meio ambiente e assegurem a resiliência de nossos negócios”, completa.
Resultados expressivos e novos projetos
A companhia superou, pelo terceiro ano consecutivo, sua meta de redução da pegada de carbono no país. Em 2024, foram evitadas 3.518 toneladas de emissões de dióxido de carbono, ultrapassando a meta de 4,05% de redução em relação à linha de base de 2022.
Outro destaque é o projeto Floresta MAPFRE, iniciativa ambiental em parceria com as Reservas Votorantim no Parque Estadual Carlos Botelho, em São Paulo. O programa prevê a restauração de 29,42 hectares de floresta, com potencial de compensar 5,1 mil toneladas de carbono até 2028, o equivalente a 30 campos de futebol e contribuir para a meta de neutralidade de carbono em todas as operações da empresa.
No campo social, a MAPFRE também avançou. O número de mulheres em cargos de gestão chegou a 39,41% em 2024, reforçando o compromisso com a equidade de gênero. A companhia também ultrapassou a meta de inclusão de pessoas com deficiência, atingindo 5% do quadro funcional.
Outro marco foi a análise de 100% da carteira de investimentos da seguradora sob critérios ASG, medida que evidencia a responsabilidade na alocação de recursos e o foco em valor sustentável de longo prazo.
A diretora de Sustentabilidade da MAPFRE, Fátima Lima, reforça que o tema é prioridade para a companhia. “Na MAPFRE, temos o compromisso com a sustentabilidade, porque esse é um tema estratégico e cada vez mais relevante para a empresa. Em 2025, nosso foco será expandir nossas iniciativas, buscando novas soluções para os desafios socioambientais, além de seguir promovendo produtos, serviços, investimentos e subscrições sustentáveis”, afirma.
O Relatório de Sustentabilidade 2024 da MAPFRE está disponível neste link