A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decretou a liquidação extrajudicial da operadora de planos de saúde Porto Alegre Clínicas Ltda. O encerramento das atividades se junta ao de outras quatro operadoras recentes, com motivos variando entre dificuldades financeiras, solicitação feita pela própria empresa e falhas na gestão assistencial.
A liquidação extrajudicial da Porto Alegre Clínicas Ltda, segundo documento publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (1º) foi adotada após a constatação de graves anormalidades econômico-financeiras e administrativas que colocavam em risco a continuidade e a qualidade do atendimento aos beneficiários.
Com a decisão, a operadora está oficialmente impedida de continuar suas atividades. O processo de liquidação será conduzido por um liquidante nomeado pela ANS, que assume o controle total da empresa, substituindo os antigos administradores. Os beneficiários devem ser orientados pela Agência sobre os próximos passos.
Cancelamento do registro de outras operadoras
No começo da semana, a ANS já tinha comunicado o cancelamento o registro de outras operadoras de saúde: a Vrocchi Way Administradora de Benefícios Ltda, cujo registro foi cancelado a pedido; a Uniodonto Leopoldina – Cooperativa Odontológica e o Centro Médico Fátima Ltda, ambas com cancelamento motivado por alternativa à liquidação extrajudicial; e Special Care Planos Odontológicos Ltda., sem especificação do motivo do cancelamento.