Notícias | 27 de maio de 2024 | Fonte: CQCS l Bárbara Maria

MAG Seguros lista inovações no mercado de seguros

De acordo com o blog da MAG Seguros, com o avanço da tecnologia, os serviços de seguro vão se aperfeiçoando cada vez mais. Assim, é possível oferecer a melhor experiência para o cliente na hora de adquirir um seguro de vida.

A publicação mostrou que em 2023, o setor registrou uma arrecadação de mais de R$380 bilhões, caracterizando um aumento de 9% em relação ao ano anterior. Um sinal de que a produtividade do mercado está atendendo às expectativas de desenvolvimento. E para continuar nesta linha de crescimento, a inovação no mercado de seguros é um investimento constante.

1. Inovação no mercado de seguros: inteligência artificial

Chatbots

O uso da IA simplifica as operações, favorecendo o trabalho do atendimento. Sob essa orientação, chatbots são treinados para interagir com o público. Eles fornecem informações sobre os tipos de seguros, fazem cotações e respondem a diversas dúvidas do consumidor. Assim, a comunicação com o cliente fica muito mais ágil e capaz de absorver demandas maiores.

Aumento de produtividade

Como a IA tem a capacidade de recolher e armazenar dados em grandes quantidades, o banco de dados fica mais robusto. Dessa forma, é possível gerar relatórios detalhados sobre o comportamento dos consumidores, bem como a performance das equipes de vendas. Esta automatização gera um ganho muito grande de produtividade para todo o setor, auxiliando o desenvolvimento profissional dos corretores.

Inovação no mercado de seguros formando novos profissionais

Um exemplo de como a IA pode ser aplicada no dia a dia é o Programa de Formação de Novos Corretores da MAG Seguros. Junto de outros projetos, o programa foi um dos responsáveis por consagrar a MAG Seguros como a empresa mais inovadora do setor, de acordo com o Prêmio Valor Inovação 2023.

2. Machine Learning

Machine learning é uma área da IA que utiliza algoritmos para criar modelos que treinam os computadores. Assim, são gerados insights interessantes. O MAG Phygital é mais um projeto de inovação no mercado de seguros, pioneiro no método de captação de novos clientes utilizando o modelo de machine learning.

Com ele, é possível monitorar o comportamento do consumidor. O objetivo é identificar quais pessoas são mais receptivas à abordagem de vendas. Portanto, é capaz de oferecer o seguro ideal para pessoas que estão no momento certo para fazer a contratação.

3. Digitalização dos processos

Para oferecer um serviço ainda mais prático e personalizado, a MAG Seguros criou uma startup exclusiva, que atua 100% no âmbito digital. A Simple2u é uma plataforma elaborada para oferecer seguros sob demanda, dentro de um processo de desburocratização. Esta inovação no mercado de seguros permite que tudo possa ser feito através de poucos cliques, usando um aplicativo de celular.

Nele, o usuário pode selecionar coberturas, configurar a ativação ou desativação de produtos e também escolher o período de vigência do seguro, que pode durar horas, dias ou meses. Os valores das coberturas seguem o modelo pay per use (“pagamento por uso” em português), o que proporciona custos adequados às necessidades de cada cliente.

4. Gameficação

Para otimizar a gestão de equipes na MAG Seguros, foi implementado o processo de gamificação. Por meio dele, foi possível aumentar a produtividade, engajando os colaboradores ao mesmo tempo. São treinamentos que oferecem resultados positivos na performance dos times. E isso se transforma em mais qualidade na entrega dos produtos e, consequentemente, no aumento da satisfação do cliente.

O método de gamificação padroniza o trabalho e agiliza o processo de aprendizado, através da valorização dos colaboradores e incentivos para que contribuam com os resultados da empresa.

5. Big Data

No intuito de conhecer as dificuldades da força de vendas e promover soluções, a MAG Seguros criou mais uma inovação no mercado de seguros. A Plataforma dos Produtores cumpre com o objetivo de promover melhorias constantes na área comercial.

Antes da criação da Plataforma, havia obstáculos que prejudicavam a atuação dos corretores. Como, por exemplo, a gestão equivocada das suas carteiras de clientes, além de pouca autonomia para a realização de negociações.

Assim, foram criados eventos corporativos para promover uma reeducação sobre o mercado de seguros, desde a gestão de apólices, sinistros e relacionamento com o cliente. Estes eventos geraram dados, que por sua vez, impulsionam a criação da Plataforma. Assim, ela atua no âmbito digital como uma solução de orientação ao corretor. Todas as informações sobre o ciclo de vida dos clientes ficam disponíveis, além de viabilizar o autosserviço.

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