O Brasil conta atualmente com cerca de 31,94 milhões de ouvintes de podcast. De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Podcasters (ABPOD), em estudo realizado entre julho e agosto de 2024, revelou que 40,23% dos entrevistados consomem essa mídia diariamente, demonstrando o crescimento contínuo do formato no país. No Dia Nacional do Podcast, celebrado em 21 de outubro, esse dado ressalta a importância da ferramenta como um canal de comunicação cada vez mais relevante.
De olho nessa atual tendência, muitas empresas estão adotando a produção de conteúdo em áudio como uma estratégia para fortalecer a conexão com o público. Entre elas, a MAG Seguros, especialista em vida e previdência. A companhia apresenta o Zona Segura, videocast que traz em suas temporadas conversas com especialistas e influenciadores sobre temas que fazem parte do dia a dia das pessoas, como inovação, educação financeira, investimentos, saúde mental, desafios econômicos e tendências do mercado de seguros para o futuro.
O Diretor Executivo de Marketing e Experiência do Cliente da MAG Seguros e apresentador do videocast da companhia, Leonardo Secundo, ressalta que como o programa permite que o público se aprofunde nos mais diversos temas e o quão enriquecedor esta experiência tem sido para o diálogo com o consumidor final. “O Zona Segura nos permite construir um relacionamento com o público, porque apresenta uma série de conversas e vivências com os mais diferentes perfis de convidados e que podem ser espelhadas e discutidas no cotidiano dos brasileiros,” ressalta o executivo.
Em 2024, a segunda temporada do Zona Segura registrou mais de 400 mil visitantes e uma média de 36 mil visualizações por episódio, sendo atualmente o mais visto do setor de seguros. “Temos recebido um retorno extremamente positivo, o que reflete diretamente na busca da MAG Seguros por crescer de maneira constante no ambiente digital e nos motiva a continuar oferecendo conteúdo relevante e de alta qualidade ao nosso público.”, conclui Secundo.
Com base no levantamento da ABPOD, a expectativa é que o segmento de podcasts e videocasts continue em expansão no Brasil. À medida que o consumo dessas mídias cresce, empresas que investem na criação de conteúdo próprio têm a oportunidade de se destacar e fortalecer suas marcas, estabelecendo uma conexão mais próxima e engajada com seus públicos.