Notícias | 18 de fevereiro de 2004 | Fonte: CQCS

Lucro da Itaú foi o maior entre as seguradoras em 2003

Balanço que a Itaú Seguros divulga hoje aponta para o maior lucro do segmento no ano passado. A seguradora encerrou o exercício com um lucro líquido de R$ 626,8 milhões, mais do que o dobro (mais precisamente, 101%) acima dos R$ 311,6 milhões obtidos em 2002. O retorno sobre o patrimônio líquido, que fechou o ano com R$ 2,2 bilhões, foi de 28,3%. Vale destacar que, dessa forma, o segmento de seguros teve importante participação no lucro do grupo Itaú, que superou os R$ 3 bilhões em 2003.

Sob vários ângulos, o grupo Itaú apresentou o maior índice de crescimento dos mercados de seguros e de previdência aberta no ano passado. Nas modalidades mais tradicionais (automóvel, vida, patrimoniais e outros ramos), a receita em prêmios da Itaú cresceu 21,1% contra 11,3% de média no mercado. Se forem considerados também o ramo saúde e as contribuições no VGBL, o crescimento do grupo Itaú foi 63,7%, enquanto o mercado cresceu 24,3%.

Na versão mais abrangente do mercado (incluindo as contribuições de previdência), as receitas das empresas do segmento de seguros do grupo Itaú totalizaram R$ 4,7 bilhões, o que representa uma evolução de 54,3% em relação ao ano anterior, contra um crescimento de 21,4% do mercado.
Segundo o presidente da Itaú Seguros, Luiz de Campos Salles, esse desempenho foi obtido em decorrência de três fatores: “sucesso comercial, gestão criteriosa e um investimento forte em nossa parceria com corretores foram as chaves para o resultado de 2003”.

O resultado patrimonial da companhia também apresentou crescimento. A seguradora obteve um aumento de 242% no resultado dos investimentos feitos nas empresas controladas e coligadas, passando de R$ 131,2 milhões em 2002 para R$ 448,9 milhões ao final de 2003.

O índice combinado (prêmios ganhos menos despesas operacionais) da seguradora ficou em 104,7%, superior ao ano de 2002, que registrou um índice 95,8%. Campos Salles atribui o resultado ao aumento na sinistralidade, que passou de 52,9% em 2002 para 60% em 2003: “Tivemos uma freqüência maior na utilização de nossos serviços de assistência 24 horas, guincho e nos gastos com as oficinas de reparação. Mesmo assim, o nosso índice combinado é o segundo menor índice entre as principais companhias”.

Entretanto, o índice combinado ampliado da seguradora ficou em 86,9%, o melhor registrado entre as principais companhias seguradoras no ano de 2003.

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