José Adalberto Ferrara, presidente da Tokio Marine Seguradora, e Felipe Montenegro, CEO da Caixa Seguridade, participaram da segunda edição do CQCS Inovação – Roda de Conversa em São Paulo, realizado nesta terça-feira, 10 de junho. Com mediação de Gustavo Doria Filho, fundador do CQCS, o encontro – que teve como tema “Oportunidades no digital – Como o mercado está aproveitando este momento” – reuniu um público de mais de 70 pessoas para um debate sobre como a tecnologia estão redesenhando a distribuição, a experiência do cliente e a expansão do seguro no país.
O Roda de Conversa tem como propósito reunir seguradoras, resseguradoras, corretores estratégicos, empresas de tecnologia e consultorias para discutir caminhos para ampliar o acesso e a presença do seguro no Brasil. O encontro funciona como uma prévia do tema central do CQCS Insurtech & Inovação 2025, que será realizado nos dias 11 e 12 de novembro, em São Paulo: “O novo mercado de seguros – como proteger mais e melhor uma sociedade em tempos de mudanças constantes?”.
Para o fundador do CQCS, a segunda rodada do encontro em São Paulo foi muito importante: “Tivemos o privilégio de ter uma audiência extremamente qualificada e de promover uma conversa que atingiu todos os objetivos e superou as expectativas no que tange a qualidade do debate e da participação de todos”, destacou.
Durante o debate, Ferrara ressaltou que o setor de seguros é promissor e continuará crescendo. O executivo contou como a Tokio Marine vem adotando soluções tecnológicas para aumentar a produtividade, com iniciativas aplicadas em diferentes áreas da companhia, como o Comitê Einstein. Quando há um sinistro de perda parcial, por exemplo, assim que chegam as fotos enviadas, o próprio sistema IA faz a orçamentação.
Essa evolução tecnológica, segundo o presidente da Tokio Marine, torna encontros como o Roda de Conversa ainda mais relevantes: “É um momento em que podemos falar de maneira mais descontraída sobre as tendências atuais do mercado, principalmente com o uso das novas tecnologias que estão revolucionando nossa indústria e permeando todas as áreas da companhia e as várias experiências que cada uma delas estão tendo com essas novas tecnologias”, afirmou.
Nesse cenário de transformação, Montenegro apresentou a experiência da Caixa Seguridade, que tem se apoiado na inteligência artificial para segmentar clientes, personalizar ofertas e antecipar comportamentos de consumo. Na companhia, a IA também é utilizada para integrar canais digitais como WhatsApp e assistentes virtuais no atendimento. A digitalização, segundo o CEO, tem servido como complemento à estrutura física, permitindo ações mais ágeis, como o pagamento imediato de sinistros em situações emergenciais.
Para Montenegro, é essencial que o setor mantenha uma atitude de constante aprendizado. Ele destacou o valor da troca de ideias com Ferrara, Gustavo e o público presente, ressaltando que o encontro foi uma oportunidade rica para refletir sobre inovações tecnológicas e novos modelos de distribuição. “Nós, que fazemos parte da indústria de seguros, seguimos aprendendo. Não sabemos como será o futuro, mas estaremos nele”, disse.
O tom colaborativo do evento também foi destacado por Pedro London, diretor executivo do CQCS, que celebrou a participação expressiva dos principais agentes do setor. “Juntamos mais de 70 líderes do mercado, seguradoras, distribuidores, entidades e empresas de tecnologia para falar sobre um olhar digital e como isso tem transformado e vai transformar completamente a nossa indústria”, apontou.