Na última segunda-feira (17), a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) divulgou novo relatório anual de dados, que viabiliza mais transparência no setor e oferece visão detalhada sobre a performance do Mercado de Seguros, reunindo informações sobre arrecadação de prêmios, sinistralidade, rentabilidade, índices de solvência e liquidez das seguradoras. O documento apresentou a evolução dos números do Seguro Garantia e fomentou a disputa referente à liderança do segmento autointitulada pelas seguradoras Pottencial e Junto Seguros.
Diferentes critérios podem ser utilizados para medir o desempenho das seguradoras. Recentemente, a Pottencial Seguradora divulgou comunicado firmando sua posição de líder com (R$ 771,4 mil) Prêmios Emitidos, sendo a principal companhia em termos de arrecadação e receitas reconhecidas ao longo do tempo. A Junto Seguros se posicionou como líder no critério de Prêmios Diretos, com (R$ 801,1 mil) arrecadados, tornando-se uma das seguradoras que mais emite apólices diretamente, considerando seus contratos de cosseguro.
O Relatório de Dados da SUSEP apresenta diversos índices relacionados aos prêmios de seguro para avaliar o desempenho do mercado. Os números possibilitam compreender evolução, tendências de crescimento e solidez financeira. Entenda os principais indicadores analisados:
Prêmios Diretos: correspondem ao valor total obtido com a venda das apólices, contemplando a parte pertencente à companhia e a de outras seguradoras através do cosseguro. O indicador permite medir qual seguradora está emitindo mais apólices, incluindo a sua retenção e os cosseguros cedidos.
Prêmios Emitidos: representam o valor total das apólices contratadas dentro de um determinado período, refletindo o volume de negócios gerado pelas seguradoras. O indicador é pertencente a cada seguradora, excluindo os valores cedidos a outras companhias.
Importante meio para a análise do desenvolvimento do Mercado de Seguros no Brasil, o Relatório de Dados da SUSEP apresenta ampla visão do setor, auxiliando empresas e profissionais. Para mais informações, acesse o site oficial através do link.