Segundo um levantamento realizado pela Minuto Seguros, o seguros dos dez carros mais vendidos do Brasil teve uma variação pouco expressiva no mês de setembro, fechando o comparativo mensal com queda de 1,9% para os homens, e 3% para as mulheres. No somatório do terceiro trimestre, houve um aumento de 12,9% para o perfil masculino e de 5% para o feminino em setembro, com relação a julho.
O ranking abrange 11 capitais brasileiras e considera a lista divulgada pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) para determinar os dez carros mais vendidos no período.
O gerente Comercial da Minuto Seguros, Michel Tanam, explicou como essas informações podem agregar para a pesquisa. “As variações ocorridas no trimestre não são preocupantes, e podem ser lidas como um ajuste natural de mercado, ainda mais levando em conta a mudança pouco expressiva que ocorreu de agosto para setembro. Os dados podem indicar um momento de ajustes mais amenos nas apólices”,


Entre os destaques do mês de setembro, estão:
(As comparações percentuais a seguir consideram o preço médio de setembro/24 contra agosto/24)
- A cidade com os menores preços médios para os homens foi Florianópolis, onde o valor foi de R$ 2.118,55 (-1,49%). Já para as mulheres, foi Goiânia, atingindo R$ 2.296,65 (-3,44%).
- A cidade do Rio de Janeiro registrou os maiores preços médios em ambos os perfis, chegando a R$ 2.958,00 (+10,6%) no masculino e R$ 2.597,28 (-6,28%) no feminino.
- A média geral para todos os modelos e capitais é de R$ 2.342,44 (-1,9%) para o perfil masculino, e R$ 2.392,33 (-3%) para o perfil feminino.
Entre as variações mais expressivas de valores para os modelos mais vendidos, nas capitais analisadas, estão:
- O Novo Polo Comfortline se mantém em primeiro lugar na lista dos mais vendidos, registrando um aumento mínimo no perfil masculino e uma leve queda no perfil feminino. No masculino, o modelo atinge o valor médio do seguro de R$ 2.333,47 (+0,4%). Já no feminino, é de R$ 2.353,18 (-2%).
A maior variação do modelo, tanto para os homens quanto para as mulheres, ocorre no Rio de Janeiro, alcançando R$ 2.460,02 (+4,4%) e R$ 2.483,99 (-9,7%), respectivamente.
- O Argo, que cai da terceira para a quarta posição, registra a maior variação na média geral tanto do perfil masculino (-5,6%) quanto do feminino (-4,2%). A capital com a maior variação nos dois perfis é Rio de Janeiro, onde chegou a R$ 2.100,27 (-32,2%) no masculino, e R$ 2.122,45 (-31,5%) no feminino.
A média dos valores é de R$ 1.971,09 para o perfil masculino e R$ 2.107,90 para o feminino.
- O Novo Onix Hatch, que se mantém em segundo na lista da Fenabrave, registra leves quedas nos perfis. Para homens, o modelo atinge o valor médio de R$ 1.907,38 (-1,2%), enquanto para mulheres chega a R$ 1.974,66 (-2,8%).
A maior variação para o perfil masculino é em Brasília, com valor de R$ 1.870,21 (-8,5%). No feminino, a maior variação se dá em São Paulo, com custo de R$ 1.897,95 (-10%).
Entre os destaques do 3º trimestre, estão:
(As comparações percentuais a seguir consideram o preço médio de setembro/24 contra julho/24)
- Tanto no perfil masculino quanto no feminino, o Jeep Renegade foi o modelo que sofreu a maior variação no valor médio: +32,3% (R$ 3.537,06) para homens e +19,3% (R$ 3.408,05) para mulheres;
- A média geral de variação para todos os modelos e capitais foi de +12,9% para o perfil masculino e +5% para o perfil feminino.