Notícias | 2 de maio de 2025 | Fonte: CQCS l Ítalo Menezes

Leonardo Lourenço projeta nova fase no Grupo MAG com foco em inovação, inclusão e integração de negócios

Reprodução: Sonho Seguro

Em entrevista ao portal Sonho Seguro, Leonardo Lourenço, novo diretor estatutário de Marketing, Comercial, Tecnologia e Operações do Grupo MAG, compartilhou os planos e expectativas para sua atuação à frente de áreas estratégicas da companhia. O executivo também acumula a liderança da Simple2u e da MAG Capitalização, reafirmando seu papel central no processo de transformação e crescimento do grupo.

Com 26 anos de carreira no mercado de seguros, sendo 20 deles dentro do Grupo MAG, Lourenço tem sido uma peça-chave na evolução da seguradora, de uma operação de médio porte para um conglomerado robusto, com atuação diversificada em proteção financeira, fundos de pensão, investimentos, capitalização e inclusão social.

“O desafio e as oportunidades da área sob minha tutela são imensos, porque envolvem desde a criação de produtos até a entrega de uma jornada fluida para a diversa cadeia de clientes que temos. Estar à frente de tecnologia, operações, comercial e marketing permite enxergar as oportunidades com muito mais clareza”, afirmou Lourenço ao Sonho Seguro.

Formado em Administração, com MBA em Marketing e especialização em Marketing Digital, o executivo ingressou na MAG em 2005. Desde então, esteve envolvido em projetos de inovação e digitalização, como o desenvolvimento da Simple2u, insurtech criada no âmbito do Sandbox Regulatório da Susep. A plataforma, voltada para seguros de curta duração e distribuição simplificada, agora avança também com contratos anuais e tem se mostrado um elo entre o consumidor moderno e o corretor tradicional. “O novo perfil de cliente exige soluções mais práticas, e estamos conseguindo oferecer isso sem deixar de lado a rede de corretores, que ganha novas oportunidades com essa estrutura”, explicou.

Entre os principais destaques do Grupo MAG neste início de ano está o crescimento de 24% nas vendas no primeiro trimestre de 2025, período historicamente mais desafiador para o setor. A expectativa é fechar o ano com um avanço de 30%, impulsionado por canais parceiros e um portfólio diversificado. Produtos como a linha “Vida Toda”, voltada ao varejo, e “Private Solutions”, voltada à alta renda, têm apresentado excelente performance, especialmente após a modernização de coberturas e jornadas digitais.

Outro ponto ressaltado por Lourenço foi o avanço da companhia em iniciativas voltadas à inclusão social. A F Seguros, criada em parceria com a Favela Holding e operacionalizada por meio da tecnologia da Simple2u, já alcança comunidades como Rocinha, Penha, Brasilândia e Paraisópolis. O modelo aposta na escuta ativa das necessidades locais para criar coberturas sob medida, como morte, funeral e sorteio de cesta básica, com planos acessíveis e comercializados por moradores dessas regiões. “Mais do que oferecer seguro, queremos criar soluções com quem vive a realidade da favela. A comunicação é feita de forma autêntica e o engajamento reflete isso: temos adimplência acima da média e uma conexão verdadeira com esse público”, afirmou.

A reorganização do Grupo MAG, iniciada em 2024 com a permanência de Helder Molina como CEO e a atuação estratégica de um Conselho Consultivo formado por nomes como Marco Antônio Gonçalves, Gilmar Mendes, José Carlos Mota e outros líderes do mercado, prepara a empresa para uma nova etapa. O foco agora está na integração das frentes de negócio, otimizando sinergias entre alta renda, soluções massificadas e fundos de pensão.

“O grupo construiu uma arquitetura capaz de abraçar todo o ciclo de proteção financeira, da base da pirâmide até o topo. Agora é hora de ativar todo esse potencial e transformar essa estrutura em valor real e impacto social”, concluiu Leonardo Lourenço. A companhia encerrou 2024 com R$ 3,2 bilhões em arrecadação e segue com a meta de crescer 15% ao ano, apoiada em inovação tecnológica, expansão multicanal e compromisso social, pilares centrais da estratégia liderada pelo executivo.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN