Junho foi o pior mês do ano para as seguradoras, em termos de prêmios ganhos. Segundo pesquisa da Fenaseg, realizada com base em dados oficiais da Susep e da ANS, a Agência Nacional de Saúde Suplementar, a receita apurada neste mês – R$ 2,3 bilhões – foi 13% inferior ao montante registrado em maio e ficou 11,3% abaixo da soma computada em janeiro. Em comparação a junho do ano passado, houve um crescimento de apenas 2,3%.
Ainda de acordo com a Fenaseg, os prêmios ganhos no primeiro semestre – cerca de R$ 15,6 bilhões – foi 12% maior que o valor obtido nos seis primeiros meses de 2004. Mas, em termos reais, ou seja, descontada a inflação acumulada entre os dois períodos comparados, o incremento foi de apenas 1,6%. Na comparação mês a mês houve queda real apenas em junho (de 4,4%, comparada ao mesmo mês no exercício anterior). Os técnicos da federação utilizaram o IGPM, calculado pela Fundação Getúlio Vargas, para atualizar os valores.
Os sinistros retidos somaram 10,6 bilhões até junho, 12,4% acima do valor apurado no primeiro semestre do ano passado. Em termos reais, a variação ficou em 2%.