O Instituto Brasileiro de Atuária (IBA) e a International Actuarial Association (IAA) trazem a primeira edição Latam do JoCo (Joint Colloquia), para São Paulo. O evento acontece entre 18 e 22 de maio de 2025, reunindo atuários de todo o mundo e membros das Seções do IAA, que contam com a participação dos principais players do setor, com apresentações sobre Risco Climático, Sustentabilidade, ESG, Inteligência Artificial (IA) e Big Data, Solvência e a Transformação Digital de Seguros.
Com o tema “Atuários em Sustentabilidade” em destaque, as seções reúnem grandes players das ciências atuariais, para discutir as últimas pesquisas e desafios, decorrentes de novos campos de atuação profissional e acadêmica, incluindo trabalhos e interpretações em torno do desenvolvimento sustentável.
Durante a abertura, a presidente do IAA, Bozenna Hinton, falou sobre o propósito da realização do evento no Brasil. A Associação Brasileira de Atuária apoia as iniciativas da Associação Internacional de Atuária no Brasil. “O objetivo é impulsionar o desenvolvimento e aprimoramento de áreas como serviços financeiros, mudanças climáticas e outros setores, utilizando a experiência e as reuniões globais já realizadas. A participação no evento é essencial para aproveitar as oportunidades de crescimento e o desenvolvimento de habilidades no país”.
Em seguida, o presidente do IBA, Giancarlo Germany, afirmou que o JoCo São Paulo coloca os participantes para debater temas importantes da sociedade. As seções realizadas vão detalhar questões como seguridade social, seguros em geral, previdência, mudanças climáticas, riscos em geral. “O mundo atuarial trata de gestão de risco. E aqui a gente fala sobre o que acontece na nossa sociedade, não só local, mas de maneira global. Vamos entender os problemas do Brasil e entender os problemas de fora. E como a gente consegue criar soluções para isso tudo, é o que nos traz para esse momento”.
A programação do JoCo São Paulo 2025 conta com reuniões restritas para presidentes, membros e convidados e debates separados pelas seções AFIR-ERM (Riscos Financeiros e ERM), ASTIN (Seguro Não Vida), IAAHS (Seguro Saúde), IAALS (Seguro de Vida e Anuidades), Seção IACA (Atuários Consultores) e PBSS (Pensões, Benefícios aos Empregados e Previdência Social).
Raquel Marimon, diretora de Relações Institucionais do IBA, explicou que a entidade, através das relações institucionais com o IAA, trouxe para o Brasil um evento que discute assuntos relevantes para o setor. “Todas essas áreas de risco onde o atuário atua são uma oportunidade única do Brasil estar conectado com a comunidade internacional e se atualizar, com relação às melhores práticas. É uma oportunidade dos estrangeiros conhecerem os profissionais brasileiros e suas competências”.
A atuária e chefe do comitê organizador, Cristina Mano, falou sobre a representatividade do JoCo Latam São Paulo 2025 para os atuários. “É um momento fantástico para a profissão atuarial, a possibilidade de ter mais de 40 países representados, com mais de 270 atuários e profissionais do mercado discutindo o clima, longevidade, os desafios do atuário para o futuro. E como é possível ajudar a mitigar, a trabalhar todas essas questões climáticas e de sustentabilidade”, concluiu.