Notícias | 20 de abril de 2022 | Fonte: CQCS l Alícia Ribeiro

Ituran revela SUVs que dispararam nos roubos e furtos em 2022

De acordo com informações da Ituran, empresa de rastreamento veicular, e com base em informações atribuídas à Secretaria da Segurança Pública do governo paulista, a categoria de automóveis que mais cresce na preferência dos consumidores, os SUVs, tiveram uma disparada na quantidade de roubos ou furtos no Estado de São Paulo em 2022.

Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, houve 1.190 ocorrências do tipo, contra 753 no mesmo período de 2021 – quando as restrições de circulação devido à pandemia eram muito maiores do que atualmente. O aumento na quantidade de casos foi de 58%.

A pedido do UOL Carros, a Ituran listou os dez SUVs mais furtados ou roubados no primeiro bimestre, que é o dado mais recente disponível atualmente.

Segundo Rodrigo Boutti, gerente de operações da companhia, no caso específico dos utilitários esportivos, os exemplares com cinco a dez anos de fabricação são os mais visados, responsáveis por 33,7% do total de roubos ou furtos no período.

Em seguida, vêm os SUVs com dois a cinco anos de idade (31,7%).

Essa preferência por veículos mais novos, quando se trata de utilitários esportivos, contrasta com a idade média ao se levar em conta todos os tipos de carroceria: aí, predominam modelos de entrada e com mais de cinco anos de uso.

“Carros com mais de cinco anos de idade representam mais de 70% dos roubos ou furtos. Isso acontece porque esses são os automóveis com maior demanda por peças no mercado paralelo. O número de furtos também é muito maior do que o de roubos, porque é um crime muito mais ameno no Código Penal e mais difícil de se provar. Os criminosos só roubam, ou seja, usam violência, para levar veículos que não podem ser furtados, devido a tecnologias antifurto”, explica.

Confira os 10 SUVs mais roubados e furtados em 2022:

1 – Ford EcoSport
125 unidades roubadas ou furtadas


2 – Honda HR-V
112 unidades roubadas ou furtadas


3 – Jeep Renegade
89 unidades roubadas ou furtadas


4 – Volkswagen T-Cross
84 unidades roubadas ou furtadas


5 – Hyundai Creta
80 unidades roubadas ou furtadas


6 – Hyundai Tucson
76 unidades roubadas ou furtadas


7 – Jeep Compass
61 unidades roubadas ou furtadas


8 – Renault Duster
60 unidades roubadas ou furtadas


9 – Nissan Kicks
50 unidades roubadas ou furtadas


10 – Volkswagen Nivus
40 unidades roubadas ou furtadas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN