Uma das preocupações que sempre assombra a mente do corretor de seguros é o fato da seguradora estar ligada a um banco. Entretanto, mesmo com as mudanças que aconteceram na direção da Itaú Seguros, conforme comunicado distribuído à imprensa na última terça-feira (17), o corretor não tem com o que se preocupar neste sentido.
O que tudo indica, conforme a companhia, é o fortalecimento da parceria existente entre a seguradora e o profissional de vendas. “Todas as ações para os corretores são desenvolvidas baseadas em conceitos rígidos de ética e transparência, que estão alinhados com o nosso posicionamento: Cuidar de Você”, afirmou Cláudio Sanches, diretor do Canal Corretores da seguradora.
A Itaú Seguros tem promovido encontros freqüentes entre corretores e sua Diretoria Comercial. Para o ano de 2005 estão previstos cerca de 150 encontros em todo o Brasil. O objetivo destes encontros é o de discutir a qualidade da operação da seguradora e sua estratégia. “Nestes encontros várias idéias de melhorias de processo e atuação comercial tem surgido e sido, posteriormente, implementadas”, explica Sanches.
Sanches diz ainda que em termos de fidelização de corretores, a seguradora tem atuado em três dimensões como desenvolvimento de ações de venda para o corretor, eficácia operacional e diferenciação na atuação comercial.
No desenvolvimento de ações de venda, o executivo destaca a prateleira de ações mercadológicas que a companhia disponibiliza para o corretor com várias ferramentas customizadas de aquisição de novos clientes, melhoria do mix de produtos e retenção de clientes. Outra ação é o cross-selling de vida e residência feita na carteira do corretor utilizando ferramentas avançadas de propensão de compras.
Outro ponto importante no relacionamento está na dimensão de eficácia operacional. A Itaú Seguros investiu muito na automatização de seus processos fazendo com que o corretor possa ter respostas rápidas a toda suas demandas e, principalmente, redução de seus custos e liberação de tempo para a venda. Sanches ressalta ainda o Portal do Corretor, o workflow de negócios e o projeto da corretora padrão que visa disseminar melhores práticas de gestão entre as corretoras.
Na atuação comercial, a Itaú Seguros possui uma equipe de gestores de negócios que são preparados para serem consultores de negócios dos corretores, saindo do usual perfil de tirador de pedidos. “Em apoio a estes gestores existe uma estrutura de capacitação focada no desenvolvimento de corretores que no ano de 2004 treinou cerca de sete mil pessoas ligadas a corretoras em 254 treinamentos, aplicados em todo o Brasil, com um total de mais de 1200 horas/aula”, finaliza Sanches.