Notícias | 30 de abril de 2025 | Fonte: CQCS | Adriane Sacramento

IRB(Re) publica segundo relatório de sustentabilidade

O IRB(Re) divulgou, nesta quarta-feira, 30 de abril, seu segundo Relatório Anual de Sustentabilidade, referente ao exercício de 2024. Alinhado às diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), o documento apresenta os principais resultados econômico-financeiros e os avanços em áreas estratégicas, com destaque para práticas ambientais, sociais e de governança (ASG), reforçando o compromisso do ressegurador com a transparência, a responsabilidade corporativa e a construção de um futuro sustentável.

Presente no relatório, a criação do IRB(P&D) mostra a busca por inovação e conhecimento técnico aplicado, especialmente diante dos riscos climáticos, cada vez mais frequentes. A atuação rápida nas enchentes do Rio Grande do Sul demonstrou capacidade de resposta e aprendizado prático, que resultou em mudanças de diretrizes e melhorias na precificação de riscos, revelando uma empresa mais preparada para lidar com incertezas.

Além da robustez técnica, o relatório também traz uma dimensão mais humana ao evidenciar avanços em cultura organizacional, saúde mental e inclusão entre os melhores ambientes para trabalhar. De acordo com Marcos Falcão, CEO do IRB(Re), o ressegurador agora inicia um novo capítulo, focado em eficiência, controle e inovação, com objetivo de fortalecer a sustentabilidade dos negócios.

“Encerramos, em 2024, o turnaround do IRB(Re), conduzido com resiliência, responsabilidade e integridade”, destaca o executivo. “A evolução dos nossos resultados está ligada à eficácia da estratégia da companhia, centrada na rentabilidade e na proximidade com os clientes”, afirma, acrescentando que a empresa segue firme no propósito de proteger o futuro da sociedade.

Eduarda de La Rocque, diretora de Controles Internos, Riscos e Conformidade do IRB(Re), ressalta avanços relevantes em solvência, liquidez e gestão de riscos, com reconhecimento das agências de rating internacionais. De acordo com a executiva, o ressegurador fortaleceu sua governança, com práticas alinhadas à Superintendência de Seguros Privados (Susep) e à União Europeia, além de ter intensificado o monitoramento de riscos de mudanças climáticas, cibernéticos e reputacionais.

“Consolidamos ainda a integração da sustentabilidade à gestão de riscos, antecipando a análise da materialidade financeira de riscos ASG para a adoção dos relatórios IFRS S1 e S2″, explica Eduarda. “Também evoluímos em diversidade, inclusão e responsabilidade social, reafirmando nosso compromisso com práticas éticas e inovadoras para o fortalecimento do mercado de seguros”, aponta a executiva.

A íntegra do documento está disponível no site do ressegurador: www.irbre.com.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN