Notícias | 27 de setembro de 2024 | Fonte: Tech Tudo Celular

iPhone 16 é resistente a quedas? Seguradora posta vídeo com testes

Reprodução: Tech Tudo Celular

O iPhone 16 apresenta a segunda geração da Ceramic Shield (Blindagem Cerâmica, em tradução livre) na tela como uma das maiores inovações do modelo, mas, embora seja mais resistente que seu antecessor, ele não está imune a rachaduras. Para testar os limites do lançamento da Apple, a Allstate, uma seguradora especializada em dispositivos eletrônicos, fez um experimento para descobrir a resistência real da nova blindagem e o publicou no YouTube. O resultado impressiona, mas não surpreende, deixando claro que quem quiser comprar o iPhone 16 não deve abandonar as películas de proteção.

A ideia do teste, segundo a empresa, não é necessariamente atestar pela qualidade do produto ou desmerecer a construção dos dispositivos da Apple. Na verdade, experimentos do tipo são necessários para avaliar a resistência do celular e, assim, determinar um valor médio para a mensalidade e franquia de novos iPhones com seguro. Nas linhas a seguir, o TechTudo te explica vídeo de testes da seguradora e se o iPhone 16 é resistente a quedas.

Como funcionaram os testes da Allstate

Os testes da seguradora reproduzem situações comuns de uso, não envolvendo quedas de locais muito altos, ou impacto com objetos pesados. Em uma das avaliações foi utilizado um DropBot, robô que simula uma pessoa de aproximadamente 1,80 m derrubando o celular acidentalmente. O iPhone 16 Pro Max foi derrubado tanto com a parte frontal, quanto com a parte traseira, viradas para o chão.

Ao cair de frente, o display do iPhone 16 Pro Max não só ficou completamente estilhaçado, como também como desligou e deixou o modelo inutilizável. Já caindo de costas, o dispositivo continuou funcionando, mas o vidro traseiro também estilhaçou e danificou o compartimento da câmera. Isto pode comprometer as lentes do smartphone, trazendo mais um possível gasto no reparo.

Outros testes com a Ceramic Shield do iPhone 16 Pro Max

Por outro lado, é importante lembrar que vidro da tela do iPhone (com ou sem blindagem cerâmica), continua sendo vidro, ou seja, um material que está sujeito a quebrar com um impacto relevante. A intenção da Apple em aprimorar a tecnologia Ceramic Shield visa proteger a tela de condições normais de uso, ao que tudo indica, a marca atingiu este objetivo. O canal JerryRigEverything também conduziu alguns testes próprios de durabilidade no iPhone 16 Pro Max e, de fato, a nova geração do revestimento cerâmico da tela é menos afetada a riscos.

Ao utilizar materiais com diferentes níveis de dureza na escala de Moh, o vidro com revestimento cerâmico só apresentou riscos a partir do nível 6. Para se ter ideia, é necessário utilizar objetos de ligas de aço para riscar materiais neste nível de dureza. Acima dessa fase, temos apenas mais quatro níveis: quartzo, topázio, corindon e diamante. No entanto, é importante reforçar que, diferente de relógios convencionais com vidro de quartzo, a tela de produtos smart precisa ser sensível ao toque. Nestes casos, um índice de dureza nível 6 é bastante positivo.

Resumidamente, o vidro com revestimento cerâmico do novo iPhone 16 é mais resistente que o das gerações anteriores, sem comprometer a eficiência e responsividade da tela de toque. Porém, por se tratar de vidro, o material deve quebrar com pancadas fortes facilmente. Sendo assim, é recomendado sempre utilizar capas de proteção com “lombadas” no smartphone, para prevenir que o painel encoste no chão em caso de quedas. Além disso, uma boa película na tela pode evitar outros tipos de acidentes. Vale frisar que o reparo da tela custa R$ 3.329 no Brasil.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN