Notícias | 3 de agosto de 2022 | Fonte: Insurtalks

Investir em inteligência artificial e inovação para o Customer Experience impulsiona o cenário de seguros

Todos os elementos da atual conjuntura da indústria de seguros e dos ecossistemas em ascensão estão colaborando para expandir a proposta de valor das seguradoras:  os novos riscos emergentes e um cenário de risco em transformação apresentam novos riscos (ambientais, mudanças climáticas) e oportunidades (cibernética, novas economias digitais, nova infraestrutura). Assim, o momento é bastante propício para a inovação de produtos, novos sistemas de distribuição e players. E estar na vanguarda da inovação significa impulsionar a indústria e gerar lucros.

Prêmio de inovação em seguros

O recente Qorus Accenture Innovation in Insurance Awards destacou os principais agentes de mudança de seguros do mundo. O programa global de prêmios tem o objetivo de reconhecer as melhores ideias e projetos inovadores em seguros.

Destaque para foco no cliente e aplicações criativas de Inteligência Artificial

Este ano, o prêmio atraiu 398 inscrições de 251 instituições em 44 países.Os vencedores se destacaram em foco no cliente e aplicações criativas de inteligência artificial (IA) e automação, de acordo com os patrocinadores do prêmio, Efma e Accenture.

71% gostaria de acionar o seguro pela internet

A combinação de mudanças demográficas e socioculturais, reforçadas pela necessidade do isolamento social durante a pandemia, levaram as seguradoras a tornar as soluções oferecidas mais personalizadas e integradas. Por exemplo, o uso de tecnologias inteligentes está transformando a forma como o setor de seguros aborda os sinistros. E isso não é apenas para o benefício de clientes mais jovens com experiência digital. Houve um aumento das capacidades tecnológicas disponíveis para todos, independentemente da idade.

Conforme relatado no último  Estudo Global de Consumidores da Accenture Insurance, os consumidores mais velhos mostram uma preferência crescente por sinistros digitais, com 71% dizendo que gostariam que o processo de reivindicação de seguro por bate-papo/vídeo na Internet substituísse o processo tradicional de reivindicação no escritório.

Medalha de prata para seguro de vida personalizável

Bradesco Vida e Previdência levou a medalha de prata no Innovation in Insurance Awards 2022 pelo produto Vida Viva Bradesco que é um seguro de vida personalizável de acordo com o nível de renda e necessidade de proteção do cliente. Para Bernardo Castello, diretor da Bradesco Vida e Previdência,  o prêmio é uma grande honra para a seguradora. Ele afirma: “Esse reconhecimento representa um poderoso incentivo ao trabalho realizado diariamente por nossa empresa no sentido de difundir a cultura do seguro no Brasil, por meio da entrega de produtos e serviços cada vez mais personalizáveis e adequados a todos os ciclos de vida de nossos clientes”. 

Com 17 coberturas e 12 assistências, o produto conta ainda com cobertura para perda de renda por desemprego involuntário, diária de incapacidade temporária, assistência para Pets e diversas outras modalidades de cobertura adaptáveis, como disse Castello: “O Vida Viva Bradesco, como o próprio nome diz, é um seguro vivo, ou seja, adaptável, com benefícios para serem usufruídos também durante a vida”, finaliza o diretor da Bradesco Vida e Previdência.

Soluções intuitivas digitais garantem prêmio de Customer Experience

O vencedor do prêmio Re-imagining the Customer Experience 2022 _  Allianz Partners_com o Visi’ Home, garantiu o prêmio por combinar soluções intuitivas digitais e o toque humano. José Antonio Molleda, chefe global de gerenciamento de produtos e assistência domiciliar de inovação da Allianz Partners explicou: “A pandemia pressionou as casas à medida que elas se transformavam em uma escola, um escritório, uma creche e tudo mais. Nesse contexto, problemas inesperados em casa podem ser especialmente estressantes: eletricidade, mau funcionamento do gás, quebra de aquecimento, etc. Na Allianz Partners atuamos como anjos da guarda protegendo o que realmente importa, combinando soluções intuitivas digitais e o toque humano para construir experiências verdadeiramente excepcionais ao longo dos principais momentos da vida de nossos clientes. Com base nesse ethos, criamos um produto que, por meio do atendimento remoto domiciliar, conecta os clientes a um gestor de sinistros profissional a qualquer momento, fornecendo diagnóstico imediato do problema e orientação profissional para corrigi-lo no local, quando possível.

Taxa de resolução aumentou em 18%

O Visi´Home foi lançado em julho de 2021, apresentando resultados promissores nos primeiros três meses. Molleda acrescentou: “A taxa de resolução na primeira chamada aumentou em 18%, enquanto o tempo de resolução foi drasticamente reduzido, resultando em uma experiência geral aprimorada do cliente. Os clientes valorizam mais a conveniência, logo após o imediatismo e a empatia de nossos especialistas em sinistros. Ao resolver o problema no local através de assistência remota e sem a intervenção de um artesão, os clientes podem ter tudo. 

Solução sustentável

O chefe de inovação da Allianz finalizou explicando que a solução também colabora com a sustentabilidade do planeta. Ele disse que:  “ O Visi´Home permite uma redução significativa nas emissões de CO2 através de 15% das intervenções evitadas, o que também foi recebido positivamente pelos nossos clientes”.

Aplicativo móvel vence em categoria que celebra práticas inovadoras

O vencedor do sétimo prêmio anual de inovação em seguros na categoria Connected Ecosystems & Marketplaces 2022 (que celebra práticas inovadoras que dão origem a novos modelos de negócios, propostas de valor escaláveis ​​de ponta a ponta que capitalizam o poder de parcerias, plataformas e Internet das Coisas), foi AIA , da Tailândia. O prêmio foi concedido por causa do aplicativo móvel ALive. Esse ecossistema de ofertas de saúde e bem-estar visa colocar a comunidade em seu centro, apoiando famílias jovens e ajudando-as a levar uma vida mais saudável, mais longa e melhor.

Preocupação em responder ao mercado em evolução

Berry, CEO da Efma, que foi renomeada como “Qorus”, afirma que as seguradoras precisam se preocupar mais em responder ao mercado em evolução do que em aumentar o número de clientes. Ele afirmou, na ocasião do prêmio de inovação: “Gostaria de parabenizar os vencedores e agradecer a todos os participantes por apresentarem muitas inovações novamente este ano”, disse Berry, acrescentando: “As vencedoras mostram que a indústria de seguros está mudando e entregando novas experiências. Em meio à disrupção do mercado e aumento das expectativas dos consumidores, as operadoras estão mais interessadas em criar ofertas aos indivíduos. Por exemplo, não estão preocupados em melhorar o espaço e bem-estar, mas em melhorar a qualidade dos produtos e aumentar o número dos clientes. Estamos preocupados em responder ao mercado em constante evolução e aos desafios sociais mais amplos”.

Cliente no centro

Já Silvia Milian, diretora-gerente do grupo da indústria de seguros Accenture e líder dos prêmios da rodada afirmou que as seguradoras devem: “alavancar oportunidades de convergência com ecossistemas de gestão financeira e de saúde — tudo com o cliente no centro”. E finaliza: “ A sociedade do futuro pode ter impacto sobre um foco positivo e determinado para empresas sustentáveis ​​mais seguras, como evidências ecológicas entre campanhas ecológicas e crescentes”.

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