Notícias | 19 de maio de 2025 | Fonte: CQCS l Manuella Cavalcanti

Inteligência artificial generativa da AWS transforma seguradoras com mais eficiência e redução de custos

A inteligência artificial já é uma realidade nas grandes corporações mundiais. Dentre os diversos tipos, a IA generativa tem chamado a atenção por ter a capacidade de “criar”conteúdos, como textos, imagens, vídeos e outros, através de padrões aprendidos em grandes volumes de dados. No setor de seguros, essa tecnologia tem contribuído com simplificações e otimizações de processos operacionais, personalização de soluções e apólices e humanizado o atendimento aos corretores e clientes. 

Oferecendo mais de 200 serviços completos de computação em nuvem ao redor do mundo, a AWS (Amazon Web Services) é uma das plataformas de nuvem mais adotadas no ramo securitário. Quanto a isso, Ricardo Alem, líder de Gen AI Brasil da AWS, afirma que a principal estratégia da companhia é fundamentada na integração da IA generativa em toda a cadeia de valor do seguro, o que permite que as empresas processem dados de forma mais inteligente, personalizem o atendimento ao cliente e aumentem a eficiência operacional. 

“Buscamos oferecer soluções que permitam às seguradoras acelerar sua transformação digital, sempre mantendo o equilíbrio entre encantar o cliente, inovação tecnológica e conformidade regulatória”, pontua o executivo. No cenário securitário, a AWS oferece um conjunto de serviços de IA generativa centrado em três pilares. 

Soluções IA generativa da AWS 

O primeiro deles é o Amazon Bedrock, um serviço da AWS que disponibiliza modelos fundamentais pré-treinados, como Amazon Nova, Anthropic Claude, Meta Llama, entre outros, através de conexões simples e seguras, incluindo recursos de Agentes de IA para automatizar tarefas complexas, Knowledge Bases para contextualização com dados proprietários e Guardrails para garantir uso responsável e seguro dos modelos. 

O segundo pilar, Amazon SageMaker, é uma plataforma essencial para o ciclo completo de Machine Learning e Inteligência Artificial, permitindo preparar dados, treinar, ajustar (fine-tuning), implantar e monitorar modelos generativos em produção, além de se integrar perfeitamente com o Bedrock para desenvolvimento end-to-end. 

Para completar, a AWS também oferece o Amazon Q para Negócios e para Desenvolvedores. “O Q Business é um assistente empresarial de IA que oferece análise avançada de dados e geração de insights, trabalhando em conjunto com o QuickSight para visualizações”, explica Alem. O executivo também destaca que o Q Developer é um assistente de IA especializado em desenvolvimento de software que ajuda programadores a escrever, analisar, migrar, depurar, documentar e otimizar código. “Estes serviços operam de forma integrada, permitindo que as empresas desenvolvam soluções completas de IA generativa adaptadas às suas necessidades específicas”, completa. 

IA Generativa AWS: como os clientes se beneficiam?

O executivo conta que os clientes da Amazon Web Services encontram vantagens significativas ao implementar as tecnologias de IA generativa disponíveis na companhia. Isso porque, de acordo com Alem, as soluções “conseguem aprimorar o design de produtos e fortalecer o engajamento com clientes, além de otimizar processos críticos como precificação e subscrição”. 

A tecnologia ainda permite acelerar o processamento de sinistros e automatizar a geração de relatórios e materiais de marketing. “Com isso, nossos clientes conseguem não apenas reduzir os custos operacionais, mas também desenvolver soluções soluções mais sofisticadas e personalizadas para seus clientes”, disse. 

Futuro da inteligência artificial generativa 

Para o futuro, a AWS crê em uma integração cada vez mais profunda em toda a cadeia de valor, com aplicações mais sofisticadas em áreas como modelagem atuarial, subscrição e processamento de sinistros. A companhia também espera um avanço na personalização, experiência do cliente, com sistemas mais inteligentes e capazes de oferecer suporte à decisão de forma mais precisa, bem como a explicabilidade dos algoritmos e na conformidade regulatória, garantindo que o avanço tecnológico continue alinhado com as necessidades de transparência e ética do setor. “Particularmente relevante será a proliferação de agentes autônomos de IA no mercado segurador, que revolucionarão processos tradicionalmente intensivos em trabalho manual, desde o atendimento ao cliente até a análise de sinistros”, conclui. 

 Saiba mais sobre aA revolução da IA generativa nos serviços financeiros: e-book.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN