Weliton Costa, diretor de Desenvolvimento de Negócios para a América Latina do InsureMO, compartilha sua visão sobre a participação da empresa no CQCS Insurtech & Inovação 2024. Esta será a primeira vez que o InsureMO participa do evento de forma autônoma, embora a marca já tenha estado presente em edições anteriores. Com 14 seguradoras entre seus clientes no Brasil, o executivo vê a ocasião como uma oportunidade para reencontrar clientes e parceiros e expandir sua presença no mercado.
O InsureMO é uma plataforma de Middle Office de seguros que possui infraestrutura voltada para seguradoras, corretoras e insurtechs. Oferece um portfólio de mais de três mil APIs que possibilita a oferta de produtos de seguros em diversos canais de distribuição. O sistema é projetado para se adaptar continuamente, utilizando algoritmos de aprendizado de máquina para melhorar a precisão e a eficiência das análises e ofertas de produtos inovadores no mercado.
Como um dos palestrantes confirmados, Weliton destaca que sua apresentação abordará a importância do embbeded insurance, que integra produtos ao momento da compra, podendo utilizar tecnologia de IA para otimizar resultados. “O Embbeded Insurance é o match entre persona x produto perfeito x canal de distribuição”, comenta o executivo. “Isso significa estar na jornada de comunicação do parceiro e aproveitar toda essa cadeia que pode ser o canal web e ofertar o produto de seguros certo na jornada de vendas do parceiro, no momento correto da compra, com o preço adequado”, explica.
Weliton também projeta que 2025 trará uma evolução nas expectativas dos consumidores, impulsionada por novas tecnologias e métodos de pagamento. Ele menciona tendências emergentes no setor, como UX e telemetria, ressaltando que o InsureMO, por ser uma plataforma nativa em nuvem, está bem posicionado para integrar essas inovações.
“Em nossa visão, 2025 será um ano de continuidade na evolução comportamental do consumidor em diversos segmentos, seja no varejo, nos bancos, gig economy, setor de viagem, agronegócio, indústrias, marketplaces e apps”, ressalta. “Com isso, esperamos que cada vez mais as novas ferramentas, além de novos meios de pagamentos via QR Code e Pix, dentre outros, sigam movimentando cada vez mais e chacoalhando o mundo digital e trazendo uma mudança inevitável para a modernização das soluções existentes”, completa.
O executivo observa que o Brasil, com seu significativo investimento em tecnologia, está se destacando no cenário global, especialmente entre as insurtechs, o que promete um futuro promissor para a inovação no setor. Com a aprovação do plano de investimento de R$ 12,7 bilhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para 2024, o país se posiciona de maneira relevante no mercado internacional.
“Desta forma, atraímos investimentos significativos para as insurtechs, fintechs, agrotechs e healthtechs brasileiras, nos colocando em lugar de destaque nesse ano de 2024 como o número 1º da América Latina nessas linhas de negócios”, finaliza Weliton.