Colocar esses itens fora da fábrica fica mais barato que adquiri-los em pacotes de opcionais, mas requer cautela
Itens exigidos por muitas seguradoras ou garantias de desconto no valor da apólice, os alarmes e as travas elétricas podem vir de fábrica, ser instalados nas concessionárias ou em lojas especializadas em acessórios.
Como opcional, tanto o alarme como as travas geralmente são vendidos em pacotes que incluem equipamentos como direção hidráulica, ar-condicionado e som, por exemplo.
Mas quem optar por instalar esses equipamentos fora da fábrica deve ficar atento a algumas ressalvas. “É preciso critério ao colocar componentes elétricos no veículo. Se instalado de maneira errada, pode causar a queima de fusíveis e até provocar uma pane”, diz Reinaldo Nascimbeni, engenheiro da Ford.
Ele explica que a fábrica fornece esses itens para as autorizadas. “Planejados segundo a estrutura do carro, os componentes homologados já são prontos para a instalação.”
A garantia é outro ponto que pode convencer o cliente a fazer o serviço na autorizada. “Como a instalação interfere em vários sistemas do veículo, recomendamos que o serviço seja realizado com peças originais”, argumenta Atson de Souza, supervisor de Acessórios da autorizada Chevrolet Viamar (6100-6081).
PREÇOS
Instalar alarme e as travas elétricas num Corsa, por exemplo, sai por R$ 880 nas lojas da rede Viamar. Para o Fiesta, os dois custam R$ 800 na Ford Sandrecar (3385-1800) do Cambuci, zona sul. Para o Fox custa R$ 880 na Brasilwagen, autorizada Volkswagen que fica na Vila Guilherme, zona norte.
Na loja de acessórios Fábrika do Som (3862-4003), na Lapa, zona oeste, as travas originais para um VW Gol têm preço de R$ 190. Já o modelo universal, sai por R$ 110. O alarme custa a partir de R$ 180. Na RG Som e Acessórios (3865-2556), na Pompéia, os preços dos kits de trava e alarme partem de R$ 199.