Notícias | 7 de julho de 2006 | Fonte: Amazônia Jornal

INSS pára o atendimento hoje

O atendimento ao público estará suspenso hoje no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Belém. A gerência executiva do órgão informou que os servidores estarão participando da 4ª estada do Plano de Capacitação. Trata-se de um treinamento sobre o sistema de agendamento eletrônico e canais remoto de atendimento, como Internet e o Prev-Fone.

De acordo com a assessoria de comunicação do INSS, os atendimentos estarão normalizados na segunda-feira, dia 10. Hoje somente serão feitas as perícias médicas que já foram agendadas com antecedência. A unidade de atendimento da Receita Previdenciária também funcionará normalmente no INSS, que está localizado no edifício-sede da gerência, na avenida Nazaré, 79.

Os servidores receberão treinamento sobre os canais remotos, entre eles o Prev-Fone ‘135 – Central da Previdência Social’.

Com este serviço, o segurado poderá agendar o dia e a hora e em qual Agência da Previdência Social (APS) será realizada a perícia médica, que é necessária para a concessão do benefício de auxílio-doença. Pelo mesmo número, também poderão ser agendados os pedidos de prorrogação e reconsideração do benefício.

Telefone – O teleatendimento (através do 135) foi lançado este ano e já começou a funcionar em alguns locais do Brasil. Por telefone, o usuário pode marcar perícias médicas para a obtenção de auxílio-doença. As ligações feitas para o número 135 são gratuitas, caso a discagem seja a partir de um telefone fixo. Já as ligações efetuadas a partir de telefone celular terão o custo de uma chamada local. O serviço ainda não funciona em Belém, pois os servidores estão em fase de capacitação. Segundo informações do INSS, o benefício de auxílio-doença representa aproximadamente 60% da demanda nas APS. A idéia é estender o serviço para todo o país e, futuramente, incluir agendamentos para outros serviços da Previdência Social.

Uma das metas da atual gestão da Previdência Social é aprimorar o atendimento ao beneficiário e , para isso, várias medidas vêm sendo adotadas com objetivo de reduzir as filas nas APS. Uma delas é o horário ampliado.

Desde 16 de janeiro deste ano, as APS passaram a ter o horário de atendimento ampliado de seis horas para dez horas diárias. No Pará os segurados estão sendo atendidos de 8h às 18h. No interior, atendem nesse horário as APS de Abaetetuba, Bragança, Marabá e Santarém. Na capital, atendem as APS Belém-Jurunas, Belém-Marco, Belém-Nazaré, Belém-Pedreira, Belém-São Braz e Belém-Telegráfo. Outra determinação é que todos os segurados que estiverem nas dependências das agências sejam obrigatoriamente atendidos, mesmo que o horário esteja encerrado. Também está proibida a distribuição de senhas com a finalidade de limitar o número de atendimentos nas APS. Caso isso ainda esteja ocorrendo, o segurado pode denunciar a agência no número 0800 70 70 477.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN