Notícias | 3 de abril de 2024 | Fonte: CQCS l Bárbara Maria

Inovação na capacitação: Grupo Bradesco Seguros investe em formatos avançados para desenvolvimento de Corretores

De acordo com uma matéria publicada no Valor Econômico, a Pesquisa Workmonitor, realizada pela Randstad em 2022, com mais de 30 mil pessoas ao redor do mundo, revelou que 92% dos trabalhadores brasileiros consideram que as oportunidades de capacitação e desenvolvimento são critérios importantes na hora de escolher permanecer ou mudar de emprego. Diante dos dados, Valdirene Soares Secato, Diretora de Recursos Humanos, Ouvidoria e Sustentabilidade do Grupo Bradesco Seguros, reforça algumas tendências que têm ganhado espaço na área de treinamento e capacitação e que já estão no radar do grupo.

Entre as tendências, a capacitação remota é a primeira delas, pois, quanto mais simples o acesso, maiores o interesse e a capilaridade do ensino. “Por mais que os cursos presenciais sejam importantes e estejam voltando com tudo, disponibilizar conteúdo remoto, para ser acessado onde o funcionário e parceiros de negócios quiserem e quando quiserem, aumenta a chance de a organização alcançar mais pessoas”, afirma a executiva.

Além de conteúdos variados, para desenvolvimento de hard e soft skills, formatos inovadores também surgem a todo momento. Criar conteúdos relevantes que se encaixem em diferentes espaços de tempo tem se tornado um grande diferencial. O nanolearning é um exemplo: nova tendência que consiste em doses pequenas de conhecimento, que podem ser encontradas em diversos formatos, para serem consumidas em até dois minutos. Já o formato de trilha de aprendizagem, também muito eficaz, tem por objetivo uma capacitação com mais profundidade — e, consequentemente, mais tempo de dedicação.

“A missão do Grupo Bradesco Seguros é proteger e cuidar do presente e do futuro dos milhões de segurados, estando presente em todas as fases da vida. E se o grupo faz parte de todos os momentos da vida, por que não da carreira? Por isso, o desenvolvimento de pessoas faz parte do DNA da companhia, que tem buscado o melhor no quesito qualidade, inovação e tecnologia”, destaca Valdirene.

A matéria do Valor Econômico também mostrou que com longa tradição de investimento em capacitação, em 2022, como resultado do maciço investimento em treinamento e capacitação, a seguradora registrou em suas iniciativas cerca de 600 mil participações, sendo aproximadamente 350 mil visualizações de funcionários do Grupo e 250 mil visualizações de corretores e parceiros, incluindo treinamentos online e presenciais.

A plataforma de capacitação voltada para parceiros de negócios — a Universeg —, lançada em 2021 em formato semelhante ao de streaming, destacou-se pelo pioneirismo do ensino e aprendizado contínuos. Os conteúdos multidisciplinares em variados formatos possibilitam ao corretor personalizar o processo de aprendizagem. Em seu primeiro ano no ar, a plataforma somou mais de 145 mil acessos.

Já a plataforma interna da organização, que contempla a Universidade Corporativa Bradesco (unibrad), reúne todos os recursos para que funcionários, estagiários e aprendizes possam se desenvolver. No último ano, foram mais de 290 mil participações em temas como, por exemplo, inteligência emocional, letramento racial e viés inconsciente.

Já para a sociedade, o Grupo Bradesco Seguros disponibiliza a página Educação em Seguros, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da proteção e da educação financeira, apresentando, em uma linguagem simples e descomplicada, informações sobre o mercado de seguros em geral. O intuito é desmistificar temas ainda considerados complexos pela população, contribuindo assim para o fortalecimento da cultura do seguro, ainda pouco difundida no país.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN