Notícias | 30 de agosto de 2024 | Fonte: CQCS | Adriane Sacramento

Infocar lança IAutoDanos, ferramenta que usa IA para analisar danos em veículos de leilão

A Infocar lançou o IAutoDanos, uma ferramenta que usa inteligência artificial para realizar uma análise detalhada dos danos nos veículos leiloados. Atualmente, essas avaliações são limitadas, pois os relatórios apresentam apenas um score de danos, variando entre pequeno dano e sucata, sem especificar quais peças foram afetadas ou o grau de dano de cada uma delas.

Para análise, são verificadas as fotos dos veículos leiloados, que são protegidas como propriedade intelectual dos leiloeiros e não podem ser incluídas nos relatórios, criando um desafio para seguradoras que necessitam de uma análise mais detalhada. O IAutoDanos, por sua vez, fornece uma análise detalhada dos danos sofridos no veículo no momento do leilão, superando as limitações atuais dos relatórios de avaliação. O sistema usa algoritmos avançados de visão computacional e aprendizado de máquina para analisar minuciosamente as fotos dos veículos leiloados.

“A falta de informações detalhadas sobre os danos dos veículos de leilão tem sido um desafio significativo para o mercado. Desenvolvemos o IAutoDanos para oferecer uma solução robusta e precisa, que aumenta a transparência e a confiança no processo de avaliação de veículos de leilão”, afirma Sérgio Gabriel, Diretor de Tecnologia da Infocar.

A tecnologia do IAutoDanos analisa as fotos reais dos veículos e indica as áreas afetadas em um croqui, destacando cada peça em uma escala de cores entre amarelo (danos leves), laranja (danos moderados) e vermelho (danos graves). As cores indicam a gravidade dos danos, proporcionando uma visualização clara e precisa dos problemas identificados.

Com o IAutoDanos, as seguradoras terão acesso a informações precisas sobre quais peças foram danificadas, a severidade dos danos em cada área do veículo e até mesmo a identificação de possíveis danos ocultos não aparentes nas fotos. “Nosso objetivo é reduzir os riscos associados aos veículos de leilão, auxiliando as seguradoras a identificar exatamente quais são os problemas dos veículos, se há danos ocultos, e ajudar o mercado a considerar os veículos de leilão como oportunidades que só precisam ser avaliadas corretamente”, pontua Gabriel.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN