Notícias | 7 de fevereiro de 2023 | Fonte: CQCS l Ítalo Menezes

Infocar aposta em vistoria digital com alta tecnologia

Atuando há mais de 20 anos no mercado de informações veiculares, a Infocar nasceu com o objetivo de desburocratizar e desenvolver novos processos que auxiliem o setor. Atualmente, a companhia investe fortemente em Vistoria Digital, fazendo com que ganhe mais espaço no portfólio através do INFOVIST, agregando agilidade e facilidade nas operações, além de aperfeiçoar a experiência do usuário final.

A operação de vistorias da Infocar conta com a utilização de inteligência artificial (IA), que traz inúmeros benefícios e melhorias ao setor de seguros. As soluções variam entre ferramentas de automatização e otimização de processos, estimativas automáticas de custo, avaliação de risco e melhoria no atendimento ao cliente. Para inovar no mercado veicular e mudar o processo comum de vistoria de um veículo, que envolve em uma inspeção detalhada para verificar seu estado geral e avaliar seu valor, a Inteligência Artificial se tornou uma grande aliada do INFOVIST e contribuiu para a otimização de diversos processos junto ao uso de informações históricas e avaliação do perfil do cliente.

“A Inteligência Artificial tem nos ajudado a mapear e otimizar alguns gaps já conhecidos do setor de seguros. O processo comum de vistoria de um veículo geralmente envolve uma inspeção detalhada para verificar seu estado geral e avaliar seu valor. A vistoria geralmente é realizada por um especialista, como um mecânico ou perito em veículos, que verifica vários aspectos do veículo” comentou Gabriel Sousa, Diretor de Tecnologia da Infocar.
O executivo também destaca que o foco dos investimentos da companhia foram direcionados para a construção do INFOVIST e para o seu aperfeiçoamento, tornando-se a mais completa plataforma de vistorias do Mercado de Seguros por não somente capturar foto, mas por ser um produto que atende o processo completo desde o envio da vistoria até a avaliação e entrega aos clientes. 

A Inteligência Artificial vem crescendo e se envolvendo em diversos processos no mercado veicular para aprimorar, ainda mais, a satisfação e a experiência dos usuários. Com o INFOVIST, é possível reduzir em até 30% o tempo médio de avaliação de um sinistro ou contratação de um seguro, além da aprovação de forma automática. Nosso objetivo é agregar aos nossos clientes todos os benefícios da identificação automática de danos. O próximo passo é trazer inovações na precificação de danos (estimativa por peça) e também de veículos como um todo”, finaliza Gabriel. 

Os processos de avaliação são otimizados através da Detecção de danos automática, quando os mínimos detalhes são detectados – até mesmo – com uma quantidade mínima de fotos, e uma base de dados completa, entregando um relatório robusto, com qualidade e todas as informações necessárias para avaliação completa de um veículo de forma automatizada. 

Agregando os produtos as áreas de avaliação de danos e seus processos, a plataforma é capaz de compreender e sugerir novos processos, realizar a distribuição de vistorias de forma inteligente, sugerir massas para aprovações automáticas reduzir custos e SLAs, estimar custos de reparos e garantir uma operação mais digitalizada para seguradora, segura e sem riscos. Segundo a Infocar, as seguradoras podem ser beneficiadas com o INFOVIST. Por meio da plataforma, as operações de vistorias prévias e de sinistro são otimizadas e, em breve, poderá ser avaliado e estimado o valor das peças e mão de obra. 

O gestor comercial e responsável pela nova unidade de negócio do INFOVIST, José A. Felix, ressalta que o foco do produto é olhar para as melhorias de processos e ganhos para a operação. “Alguns desses danos são facilmente identificáveis, enquanto outros podem ser mais difíceis de perceber. Independentemente da causa do dano, é essencial ter velocidade nesse processo, e compreender como cada avaria pode afetar a precificação de um automóvel, e se tratando de sinistros, o valor de seu reparo. Portanto, por meio de automações e IA durante o processo de inspeção veicular, nosso objetivo é automatizar e facilitar o processo de avaliação, no fim, é tudo sobre redução de custos e aumento de satisfação dos consumidores”, destaca.  

Os próximos passos de aprimoramento para o INFOVIST são a inserção das imagens capturadas durante a vistoria, dados históricos e atuais do veículo, como passagem por leilões, precificação de acordo com a tabela FIPE e até mesmo débitos, como multas e impostos. Assim, cada cliente pode construir um relatório veicular de acordo com suas necessidades e sem recorrer a integrações externas.

Presente no CQCS Insurtech & Innovation 2023, a Infocar levará aos participantes a possibilidade de acesso a milhões de dados veiculares e ferramentas que contribuam para a otimização dos processos, além de todo know-how da companhia sobre o mercado veicular e de seguros. A edição de 2023 do evento acontecerá nos dias 25 e 26 de julho, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo. Para adquirir ingressos com preço promocional, em até 4x no cartão, basta acessar o site oficial através do link.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN