De acordo com uma matéria divulgada pelo portal Motonline na última semana, mais de 17 mil motocicletas foram roubadas somente no estado de São Paulo entre janeiro e julho deste ano, considerando apenas motos que tenham seguro privado.
Segundo a apuração do portal, são 85 sinistros de furto ou roubo por dia, média de 3,5 a cada hora. Se preferir, podemos dizer que no estado de São Paulo uma moto é roubada a cada 17 minutos.
Destes registros, a maior parte dos crimes ocorreu na capital. Outro dado que pode ser conferido, é que diferente do que acontece com carros, no caso das motocicletas grande parte dos modelos sinistrados tem até dez anos de uso. Com isso, percebe-se que os ladrões focam em motos mais novas.
As informações foram disponibilizadas pela Ituran, empresa de rastreamento veicular, com base em dados atribuídos à Secretaria da Segurança Pública do governo paulista. Além disso, a companhia listou as dez motocicletas mais roubadas ou furtadas no Estado de São Paulo durante o primeiro semestre do ano.
Moto roubada ou furtada no Estado de SP 2021
1 – Honda CG 160 – 3.460 unidades
2 – Honda CG 150 – 2.252
3 – Honda CG 125 – 1.798
4 – Yamaha Fazer 250 – 927
5 – Honda PCX 150 – 877
6 – Honda CBX 250 Twister – 849
7 – Honda XRE 300 – 738
8 – Honda CB 300R – 409
9 – Yamaha Factor YBR125 – 392
10 – Honda Lead 110 – 207
Dados da Susep informam que o valor do índice de roubo é obtido pela divisão entre o número de sinistros ocorridos e o número de veículos expostos (segurados) na região de ocorrência do sinistro.
Desta forma, os índices apresentados foram apurados a partir das apólices vigentes e dos sinistros ocorridos. Tudo isso informado pelo mercado segurador no último envio semestral dos dados de seguro de automóveis e motos. Um ponto negativo da fórmula é não citar modelos específicos, apenas marcas e porte das motos. Por exemplo, ‘Honda de até 450 cc’.
O objetivo, segundo o órgão, é manter o consumidor informado, dando transparência à operação de seguros. Além disso, os números servem de baliza para os preços praticados no mercado de veículos segurados. Lembrando que a SUSEP é uma autarquia da Administração Pública Federal Brasileira, responsável pela autorização, controle e fiscalização dos mercados de seguros e resseguros no Brasil.
No âmbito dos seguros, ela fiscaliza tanto os privados como os públicos obrigatórios, tais como o DPVAT. Atualmente a composição dos mercados supervisionados pela SUSEP possui 123 Sociedades Seguradoras e 119 Resseguradoras.