Notícias | 19 de novembro de 2024 | Fonte: CQCS | Adriane Sacramento

Impacto da IA na otimização do sinistro no seguro auto

No painel “Otimizando a Satisfação do Cliente no Sinistro como Estratégica – IA Inteligente e Ágil no Seguro Auto” do CQCS Insurtech & Inovação 2024, Marlon Teixeira, diretor de Sinistros de Automóvel da Allianz Seguros, Emerson Feliciano, senior manager da Solera, e Elze Neto, head de IA da Cilia Tecnologia, exploraram as possibilidades que as seguradoras encontram ao utilizar a IA para otimizar processos, melhorar a precisão nas análises e fortalecer o relacionamento com seus clientes. O debate ocorreu no dia 13 de novembro, na sala “Denise Bueno,” nomeada em homenagem à jornalista por sua contribuição ao setor.

Na Allianz Seguros, mais de 60% dos contatos de sinistro são feitos de forma digital. De acordo com Teixeira, há menos de um ano a companhia implementou uma jornada digital totalmente nova, a partir do feedback dos corretores, que participaram de rodas de conversa para que o resultado fosse efetivo. Hoje o cliente interage com a IA em todo o processo, desde o aviso, passando pela avaliação, solução e conclusão. “A IA ajuda na leitura e interpretação da imagem e ajuda o cliente a fazer o registro do sinistro”, disse o executivo.

E para que o retorno seja à altura, “uma IA eficiente tem uma base de dados consistente e ampla”, destacou o senior manager da Solera. O conhecimento a partir dos dados permite uma melhor entrega ao mercado. “Quando a gente fala de boa reparação, ela tem método, processo e estrutura para reparar esse veículo. E a Solera deu um nome para isso: Ciência da Reparação”, explicou Feliciano.

Em um robusto banco, a Ciência da Reparação da Solera reúne informações sobre posição, área e severidade de danos em veículos, considerando material, espessura, geometria e partes internas. Utiliza-se decodificação VIN (número de identificação do veículo) para escolher corretamente o automóvel sinistrado; análise de fotos para identificação e classificação dos danos; análise dos dados do tipo, tamanho, material, reparabilidade e outros fatores relacionados às peças; e mais.

O Cilia também assume o compromisso em, por meio da IA, disponibilizar para o mercado soluções rápidas e eficazes: “Reduzir o tempo de reparo, orçamentação e atendimento, resolver da melhor maneira e mais rápida um processo que se dispõe a fazer”, explicou Neto. E no seu processo de auxiliar o ecossistema automotivo, a empresa entendeu e encontrou dificuldades: “Vemos vários cases de pessoas implementando projetos de IA e falhando, mas o interessante é perceber os pontos de falha e saber melhorar seu produto para trazer valor”, destacou. Hoje, a partir da solução do Cilia, mais de 350 fotos são analisadas por minuto, garantindo maior agilidade e precisão na gestão de sinistros.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN