De acordo com Portal da idwall, o uso de dados no mercado atual não é mais uma opção. As empresas que não souberem utilizar a tecnologia de forma estratégica a seu favor vão ficar para trás. Essa máxima se aplica também ao segmento de seguros. Para se destacar no mercado e se diferenciar dos concorrentes, o uso de dados pelas seguradoras é praticamente obrigatório.
Afinal, a coleta, o tratamento e a análise de informações permite a extração de insights valiosos e essenciais. Isso serve tanto para a área operacional, como para os pontos centrais das estratégias. Até porque os dados podem ser utilizados nas seguradoras em diversas esferas, como por exemplo, incidência de sinistros, renovação de apólices, detecção de fraudes, entre outros.
Ao mesmo tempo, de acordo com o relatório “The data-powered insurer: Unlocking the data premium at speed and scale“, da Capgemini, os dados podem ajudar as seguradoras a competir com as insurtechs, já que se tornam capazes de obter insights personalizados.
Outros resultados do relatório mostram que, apesar de ainda ser um processo incipiente, as seguradoras estão evoluindo na extração de valor e oportunidades dos dados. Cerca de 18% das seguradoras têm os recursos técnicos, a cultura e os requisitos necessários para extrair valor do crescente volume de dados.
Para completar, o relatório também trouxe à luz sobre o quanto o uso de dados está engajado com o negócio. De forma impressionante, só 41% das empresas têm executivos com estratégias de dados e de negócios alinhadas.
A idwall oferece uma plataforma centralizada de gestão de identidade, referência na América Latina, que vai muito além da prevenção de fraudes.
Além de reforçar a segurança de ponta a ponta das operações nas empresas do setor, a plataforma possui a ferramenta de gerenciamento de perfis de usuários (ID Manager). Nela, cria-se os perfis dos clientes a partir dos dados fornecidos em toda a jornada com a empresa, sejam dados cadastrais, biométricos ou de documentos, enriquecendo o perfil com as novas informações inseridas.
Por meio dessa ferramenta, é possível centralizar, gerenciar e validar os perfis dos usuários em um só lugar. Dessa maneira, cria-se um histórico que pode ser reaproveitado. E, de tempos em tempos, a sua empresa pode realizar novas verificações para analisar se, de fato, é a mesma pessoa – e, assim, evitar possíveis fraudes.
Com isso, as seguradoras podem ter informações sobre o usuário unificadas e conectadas em um só lugar, com maior visibilidade sobre o ciclo de vida dele e os processos de verificação pelos quais ele passou.