Notícias | 5 de junho de 2024 | Fonte: CQCS | Adriane Sacramento

idwall fortalece a prevenção contra fraudes de companhias como Bradesco Saúde e SulAmérica

O uso de reconhecimento facial durante a solicitação de reembolsos ou alterações cadastrais é inerente à prevenção de fraudes, promovida em companhias como Bradesco Saúde e SulAmérica Saúde. A partir da parceria com a empresa de tecnologia idwall, essas seguradoras hoje não apenas diminuem ou extinguem riscos financeiros, como também reforçam a adoção de tecnologias disruptivas, automação e Inteligência Artificial no mercado de saúde suplementar.

No começo de 2023, a idwall implantou o reconhecimento por biometria facial no processo de solicitação de reembolso da Bradesco Saúde, algo até então inédito no Brasil. A partir disso, a vertical do Grupo Bradesco Seguros passou a contar com uma plataforma que permite a criação de perfis centralizados de cada usuário na primeira solicitação de reembolso no aplicativo, certificando-se da veracidade da identificação obtida através da leitura e validação de  documentos próprios comparados à verificação biométrica. No segundo acesso para solicitação de reembolso, basta ao beneficiário tirar uma foto e encaminhá-la para análise. Essa centralização das informações e a adoção da IA para prevenção de riscos proporciona à Bradesco Saúde ainda mais eficiência operacional.

Conforme levantamento da FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar), nos últimos cinco anos, as empresas abriram mais de 4 mil notícias-crime e ações cíveis contra fraudadores de planos médicos e odontológicos. Apenas no ano passado foram 2.042 casos, um aumento de 66% em relação ao ano anterior.

De acordo com o diretor da Bradesco Saúde, Sylvio Vilardi, o uso da ferramenta de IA e automação permite que a empresa estabeleça critérios ainda mais rígidos para garantir segurança na disponibilização de serviços ao beneficiário. “Nossa iniciativa pioneira de implementar a biometria facial para a solicitação de reembolsos tornou o processo mais seguro para todos, com importantes ganhos operacionais”, disse o executivo.

No caso da SulAmérica Saúde, por meio da verificação documental e da biometria facial com mecanismo de prova de vida durante a solicitação de reembolsos ou alterações cadastrais, previne-se fraudes e uso de contas laranja. Essa camada de proteção oferecida pela idwall une-se a recursos já utilizados pela empresa, a exemplo de robô, criado internamente para identificar casos de fraudes, segundo Raquel Reis, CEO da SulAmérica Saúde e Odonto. “Estamos constantemente aprimorando os mecanismos de busca para combater essas práticas que prejudicam de forma exponencial o setor”, reforçou.

A digitalização do mercado impulsiona as fraudes cada vez mais complexas, por isso a idwall aplica IA estrategicamente para a prevenção de golpes, dos mais simples aos mais sofisticado. A solução apoia a escalabilidade da operação, com eficiência e confiança da gestão de identidade centralizada.

Portanto, conheça aqui as soluções da idwall e fale com um especialista.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN