A Inteligência Artificial (IA) está se destacando na detecção de fraudes e detalhes que nem os olhos humanos mais treinados conseguiriam perceber, como deepfakes, além de ser o copiloto para programadores e braço direito para times jurídicos, de RH, vendas e outros departamentos. Em entrevista ao Jornal Hoje da Rede Globo, Danilo Barsotti, CTO da idwall, explicou como a IA melhora a produtividade, qualidade e assertividade das equipes de trabalho e mitiga as chances de golpes.
Um copiloto de IA é uma ferramenta que ajuda humanos em diversas tarefas, sugerindo melhorias, automatizando processos e oferecendo suporte em tempo real. De acordo com Barsotti, na rotina de trabalho, enquanto o programador está desenvolvendo o algoritmo, essa ferramenta apoia-o, dando dicas. “Então é como ter uma pessoa do seu lado trabalhando com você; é um ‘amiguinho’ que você pode confiar, que tem um conhecimento infinito”, explica o CTO da idwall. “Você consegue tomar a decisão muito mais rápido e analisar qual o impacto daquilo que foi programado”, aponta.
O uso da tecnologia para mitigar irregularidades é observado ainda em processos populares entre usuários de aplicativos para celulares, como o reconhecimento facial. Segundo Barsotti, o computador poossui uma análise que imita a ótica do ser humano, o que permite capturar pontos do rosto, o formato do sorriso, movimento da musculatura, posicionamento dos olhos, sobrancelhas e cabelo. “A gente captura uma série de variáveis que ligam aquela face à pessoa, e, com isso, a gente consegue calcular o que está sendo executado naquele momento e tomar uma decisão”, explica o executivo.
Segundo o relatório Quantificação da Fraude no Mercado de Seguros Brasileiro, divulgado pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), as fraudes comprovadas contra seguradoras chegaram a R$ 867,1 milhões em 2023. Especializada em soluções de verificação de identidade e prevenção de fraudes, a idwall oferece ferramentas de validação de identidade, ajudando a garantir a segurança nas transações digitais.
Assista a matéria completa do telejornal: https://globoplay.globo.com/v/12753073/