Quem nunca passou por uma situação adversa quando entrou em contato com uma empresa para tirar dúvidas ou reclamar de um produto e/ou serviço? Atualmente se fala muito da humanização no atendimento, que é considerado uma ação na qual se trata o cliente com respeito e empatia, independentemente do canal, tenha as suas necessidades como prioridade.
Vivemos na era dos bots e muito se fala em inteligência artificial e esse é um ponto muito questionado quando falamos sobre a humanização no atendimento. Na minha opinião deveríamos nos importarmos bem mais com a humanização dos processos do que simplesmente pensar em automatizar tudo.
Criar um ambiente em que o cliente se sinta compreendido é essencial nos dias de hoje, onde haja alguém em que se possa confiar. E certamente é o que trazemos na cultura da MAG Seguros. Para que isso seja possível, atuamos em quatro frentes fundamentais. A primeira delas é o investimento em treinamentos contínuos. As equipes precisam passar por capacitações, baseadas tanto nas informações dos produtos/serviços quanto na atenção com as pessoas que buscam solução.
É preciso desenvolver uma referência de atendimento humanizado e baseado na necessidade do seu cliente. Ou seja, saudações onde o cliente é chamado pelo seu nome, tempo para ele contar o que está ocorrendo, adaptação da linguagem e tentar resolver problemas da melhor forma possível. Outro ponto é ensinar a sua equipe a criar relacionamento com o seu cliente. Afinal são eles que irão adquirir seus serviços/produtos ou indicá-los.
Por último, é importante ter funcionários que entendam que estarão atuando na empresa em uma posição estratégica com os demais funcionários: eles fazem parte do todo, se a empresa ganhar, ele ganha junto. A ideia é se dedicar e se comprometer em solucionar as demandas de forma célere, com leveza e humanização para melhor experiência dos clientes.