Notícias | 18 de março de 2009 | Fonte: Liberty

Grupo Liberty Mutual obtém excelente resultado em 2008

O Grupo Liberty Mutual conquistou um excelente resultado em 2008. O lucro líquido mundial foi de US$ 1,1 bilhão em 2008 e o prêmio retido crescera 13%, para US$ 25,4 bilhões. “A atual crise econômica é um desafio, mas nosso processo de gestão de risco e o modelo operacional apresentam um resultado superior aos das demais companhias e tem nos ajudado muito a obter sucesso nessas condições econômicas adversas”, diz Edmund Kelly, presidente e CEO do Grupo.

Na contramão do mercado, o Grupo Liberty registrou alta de 11,5% no lucro líquido do último trimestre de 2008, para US$ 474 milhões, comparado com o mesmo período do ano anterior. “Os resultados do último trimestre e do ano refletem a boa performance do nosso negócio, da nossa estratégia diversificada e a solidez da carteira de investimentos”, diz Edmund Kelly.

Em dezembro de 2008, o grupo possuía US$ 53,9 bilhões em investimentos, sendo 90% em títulos de renda fixa. “Diante das preocupações com a deterioração do crédito em razão da crise financeira e com a análise de que muitos ativos estavam super avaliados, decidimos, no final de 2007, sair substancialmente do mercado de ações”, informa Kelly.

No Brasil, o Grupo Liberty Seguros seguiu os passos da matriz e obteve ótimos resultados. O sucesso da consolidação da aquisição da Indiana Seguros e os investimentos em produtos e serviços inovadores aos corretores e clientes impulsionaram o Grupo Liberty Seguros para o seleto grupo de seguradoras com faturamento na casa do bilhão de reais.

O faturamento do grupo cresceu 61%, para prêmios emitidos de R$ 1,25 bilhão em 2008. “Tivemos um ano magnífico, o que nos deixa em uma posição confortável para enfrentar este cenário trazido pela crise internacional”, diz Luis Maurette, presidente do Grupo Liberty Seguros no Brasil.

O seguro automóvel representa cerca de 84% do faturamento total, com prêmios de R$ 1,04 bilhão, tornando o Grupo Liberty Seguros a 6º maior do Brasil neste segmento. O objetivo da empresa é ter um portfólio de produtos mais equilibrado. Para isso, vem investindo para ampliar a presença em outros segmentos, como pequenas e médias empresas e o canal Affinity, venda de seguros pessoais para funcionários de empresas.

O Grupo Liberty Mutual é o maior player em affinity nos Estados Unidos, com 2,7 milhões de itens vendidos em mais de 10 mil clientes corporativos. Investimos muito neste segmento no Brasil nos últimos 4 anos e estamos satisfeitos com a conquista de importantes resultados”, acrescenta. Em 2009, o seguro de vida, nicho em que a seguradora acaba de lançar o Liberty Vida Global, bem como o segmento de pequenas e médias empresas, estão entre os principais focos do Grupo Liberty Seguros. “Trata-se de um mercado em expansão e estratégico para o grupo e que tem grande potencial no Brasil”, diz Maurette.
Apesar da turbulência financeira do último trimestre de 2008, o resultado financeiro evoluiu 55%, para R$ 117 milhões. Mesmo com custos adicionais relacionados com a integração operacional com a Indiana Seguros, o lucro líquido consolidado foi de R$ 26 milhões, aumentou 2% em relação a 2007. Segundo Carlos Magnarelli, vice-presidente financeiro, o bom desempenho dos indicadores do grupo reflete o investimento na otimização dos processos operacionais. “Vários ajustes foram feitos nos últimos três anos e estamos colhendo os frutos”, diz Magnarelli.

A sinistralidade (prêmios x indenizações) geral da seguradora ficou praticamente estável em 64% em relação ao ano anterior. O índice poderia ter sido menor, se não fossem as perdas com o excesso de chuvas, que trouxeram estragos principalmente em Santa Catarina e Belo Horizonte nos últimos três meses. A principal carteira afetada foi a de automóvel, onde 1.675 clientes solicitaram indenização até o final de janeiro deste ano.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN