O Grupo Liberty Mutual acaba de anunciar, em nota, que sua subsidiária no Brasil, a Liberty International Brasil Ltda, assinou um acordo de compra de 100% da Indiana Seguros S.A. A aquisição está sujeita à aprovação regulatória no Brasil, e, de acordo com a nota “todos estão comprometidos para que o processo seja finalizado o mais rapidamente possível”.
Concluído o processo, a Liberty no Brasil terá uma participação de mercado de 3,2%, uma carteira com mais de um milhão de clientes e prêmio de R$ 1,1 bilhão. A incorporação também dará a Liberty 6,4% de participação no mercado de seguros de automóveis veículos.
“Esta aquisição nos ajudará a consolidar nossa posição no Brasil”, diz Edmund F. Kelly, Presidente, Chairman e CEO do Grupo Liberty Mutual. “A Indiana Seguros traz às nossas operações no Brasil uma especialização em canais alternativos, ampliando e reforçando nosso mix de distribuição. Seus R$ 325 milhões em prêmios e mais de 500 funcionários aumentarão significativamente nossa presença nas cidades mais importantes do Brasil”.
Fundada em 1943 pela família Afif, o principal produto da Indiana Seguros é o seguro de automóveis, vendido por corretores dentro do canal de concessionárias de veículos por todo o país. Além disso, a Indiana Seguros oferece seguros residenciais e de vida – individuais e coletivos. Os acionistas atuais da companhia são a família Afif com 60% e o Grupo Bradesco com 40%. Tanto Guilherme Afif Domingos quanto Cláudio Afif Domingos continuarão a fazer parte do Conselho de Administração da Indiana Seguros.
Além da recente aquisição, no início deste ano, o Grupo investiu na SIIF Energies do Brasil e na Rosa dos Ventos, maiores projetos de usinas eólicas do país. A direção do Grupo Liberty Mutual informa que estes investimentos “reafirmam o comprometimento da seguradora mundial americana com o mercado de seguros no Brasil e com o país de modo geral, como uma economia atrativa para investimentos”.
O Grupo Liberty Mutual está presente no país desde a aquisição da Companhia Paulista de Seguros em 1996. Embora o principal produto da Liberty seja o seguro de automóveis, a seguradora também oferece uma ampla gama de produtos em outras linhas, como seguro de vida, property (residencial, comercial e condomínio) e transporte (terrestre, marítimo e responsabilidade civil).
A companhia distribui seus produtos de linhas pessoais e comerciais por meio de corretores e bancos. Além disso, o canal de distribuição Affinity, pelo bem-sucedido worksite é um foco importante da empresa. “Agora, Liberty e Indiana Seguros trarão benefícios como alto valor agregado, oferecendo melhores e mais opções aos clientes enquanto mantêm a mesma ênfase nos canais de distribuição”, diz Luis Maurette, Presidente da Liberty no Brasil. “Queremos nos aproximar ainda mais do mercado com a construção de um grupo sólido com foco no cliente.”
A Liberty Seguros S.A. tem sede em São Paulo, 76 filiais no país com mais de 1.000 funcionários que atendem 600.000 clientes e cerca de 10.000 corretores.