A AGF Seguros, uma empresa do grupo Allianz lançou o seguro de carro “Mês a Mês”. É um bom produto para os clientes que não tem um corretor de seguros para lembrá-los da renovação. Esta apólice mensal também objetiva atrair aqueles consumidores que não têm seguro porque o pagamento à vista ou em quatro parcelas sem juros não cabe no orçamento mensal.
O seguro mensal da AGF está disponível para os corretores desde maio e neste mês para os clientes do Santander, balcão bancário onde a AGF e a Marítima Seguradora, a mais atuante neste produto até agora, têm exclusividade de venda de seguro de carro.
Segundo Marcelo Goldman, diretor de massificados da AGF, o preço do seguro mensal chega a custa até 28% mais caro do que o produto tradicional, com pagamento à vista ou em até quatro vezes. “Mas é preciso fazer as contas”, ressalta.
Isso porque na renovação do AGF Mês a Mês, daqui a um ano, terá uma parcela gratuita e também não paga o custo de apólice, cobrado pelas seguradoras, no valor de R$ 60. “O décimo terceiro mês, quando os segurado receberá uma carta com o valor da renovação do seguro, sairá de graça, além de ter isenção do custo da apólice”, explica. Esses dois benefícios pode fazer com que o mês a mês fique mais vantajoso para aqueles que parcelam o seguro em mais do que quatro parcelas.
Outro lado bom deste seguro é que em caso de perda total, todas as parcelas pendentes de pagamento não precisam ser pagas, diferentemente do que ocorre com as apólices convencionais.
Hoje a venda do seguro mensal na AGF já atingiu 300 apólices por mês. “Esse número deve crescer para 500 contratos mensais, sendo o Santander o principal cliente, com mais de 50% das vendas”, acredita Goldman. Segundo ele, este é um produto com grande apelo para bancos por ter débito automático em conta e por não precisar ter o custo operacional de fazer o contato com o cliente na renovação. “O corretor tem toda uma estrutura de pós venda. Ele já faz o contato naturalmente com o cliente para lembrá-lo da renovação e tem um sistema pronto para a emissão de carnê para pagamento”. A AGF negocia a venda deste seguro com outros bancos parceiros, como o Citi.
A AGF promete grandes novidades ainda para este ano na carteira de automóvel, onde a concorrência é muito acirrada. No mês passado, ela foi pioneira em lançar um seguro especial para deficientes. “Fizemos várias reuniões com um grupo de deficientes para saber que tipo de cobertura seria ideal para eles. E deu certo. Fizemos um produto com vários benefícios”, disse.
Poucas seguradoras operam com deficientes, apesar deles representarem cerca de 25 milhões de pessoas, ou 13% da população brasileira, segundo dados do IBGE. E as que estão neste nicho, pagam o valor da indenização do veículo com o desconto dos impostos aos quais eles têm isenção (IPI e ICMS) e sem considerar os equipamentos para adaptar o veículo. “Essas foram as queixas e por isso nosso produto paga o valor integral do veículo, pois o deficiente só poderá comprar outro veículo com isenção, que chega a 30% do valor do carro, após três anos. Se o carro for roubado antes disso ele fica no prejuízo. E também incluímos o valor dos equipamentos e uma extensa lista de benefícios”.