Sábado, shopping movimentado e lojas a todo vapor. De repente, o inesperado: um incêndio em uma das lojas, gerando apreensão entre consumidores e lojistas em um cenário naturalmente desafiador para mobilização de recursos especializados. A preocupação imediata era com a continuidade dos negócios, afinal, cada minuto parado impacta diretamente no faturamento. Foi nesse momento que a Avla entrou em ação com agilidade, dedicação e total comprometimento, por meio de seus seguros P&C.
“Mesmo sendo um domingo, tão logo tomamos conhecimento do sinistro, nos comunicamos imediatamente com o corretor para informar que já estávamos atuando na situação apresentada. Em seguida, estabelecemos contato direto com o cliente”, conta Aline Luz, Superintendente de Cobranças e Sinistros da Avla Brasil.
O foco da Avla era garantir a vistoria técnica ainda no mesmo dia. Em poucas horas, esse procedimento foi realizado e o local liberado para reparos, o que permitiu ao segurado iniciar a limpeza e recuperação da loja. De acordo com Aline, o resultado foi uma mitigação significativa dos impactos, gerando redução de perdas operacionais e garantindo a retomada acelerada das atividades comerciais.
Os seguros P&C da Avla foram desenvolvidos para proteger empresas contra riscos que possam comprometer a operação, o patrimônio e a continuidade dos negócios. A solução abrange desde danos físicos ao imóvel e equipamentos até perdas financeiras causadas por eventos inesperados, como incêndios, fenômenos naturais ou interrupções operacionais.
A Superintendente de Cobranças e Sinistros destaca que o caso da varejista exemplifica bem os valores da seguradora, atuando não apenas como pagadora de indenização, mas como parceira estratégica que protege o cliente nos momentos mais críticos. Todo esse trabalho é feito por meio de protocolos bem definidos, equipes preparadas e parceiros técnicos em diversas localidades do país. “Esse modelo pode ser replicado em outras grandes operações varejistas que exigem resposta rápida, coordenação técnica e visão de impacto comercial”, diz a executiva.
Varejo em alta e preparado para os riscos
Para 2025, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta um crescimento de 4% no comércio varejista restrito, impulsionado principalmente pela recuperação da renda e pela redução do desemprego no país.
Apesar das projeções, é importante estar preparado para a volatilidade do mercado, alerta Aline. Segundo ela, no cenário atual, proteger-se contra a inadimplência é fundamental para garantir liquidez, planejamento de caixa e estabilidade operacional, e a Avla se posiciona como parceira estratégica do varejo. “Um exemplo disso, além da garantia para os riscos patrimoniais, já explicados aqui, é por meio do seguro de crédito, onde oferecemos proteção contra riscos comerciais, análise contínua de riscos de compradores, cobertura de operações nacionais e internacionais”, afirma.
A Avla tem investido no aperfeiçoamento de seus seguros de P&C, ajustando coberturas e processos para atender às demandas específicas desse mercado. Segundo a Superintendente de Cobranças e Sinistros, a proposta é oferecer produtos mais flexíveis, com atendimento ágil e proximidade real com o cliente, reforçando o papel estratégico da seguradora na continuidade dos negócios.