Tecnologia GPS se torna cada vez mais popular no dia-a-dia das pessoas
Com o avanço dos problemas ocasionados pela violência no país e o desenvolvimento tecnológico de sistemas eletrônicos de segurança setor se destaca e cresce cerca de 13% ao ano, faturando R$ 1,2 bilhão anualmente. Atentos ao potencial de crescimento desse mercado, mais de 600 expositores estarão presentes na XI Exposec – International Security Fair, que ocorrerá no Centro de Exposições Imigrantes, de 27 a 29 de maio, em São Paulo. A feira é uma realização do Grupo Cipa e da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese).
Dentro das soluções em segurança presentes na feira, a tecnologia GPS se destaca como uma nova ferramenta de segurança pessoal. A sua utilização em veículos já é muito difundida, porém, o avanço dessa tecnologia, que torna os aparelhos cada vez menores e mais versáteis popularizando ainda mais a sua utilização no dia-a-dia.
Um dos expositores da Exposec, a Rota Segurança/Plastimon é o distribuidor brasileiro do rastreador portátil GPS com Chipset SiRF Star III. Menor do que um telefone celular e de baixo consumo, o aparelho trabalha com uma antena interna de alta sensibilidade, e recebe o posicionamento de até 20 satélites, o que permite triangular sua posição mesmo em lugares fechados.
De acordo com o presidente da Rota Segurança/Plastimon, Nelson Brescia, o equipamento pode ser usado para rastreamento pessoal, de veículos ou cargas. “Ele permite a localização instantânea, enviando as informações via GPS, e conta ainda com o botão de pânico para alarme de emergência. Possui também o botão “parking”, que aciona um alerta de furto mediante qualquer movimentação do veículo. Além dessas funções, o usuário ainda pode monitorar o aparelho pela internet”, concluí.
A Redecamp, também presente na feira, ampliou a utilização de seu LLP, Localizador Pessoal Portátil. De acordo com o diretor comercial da empresa, Luiz Henrique S. Ruzene, além das aplicações já conhecidas, o aparelho pode ser usado ainda como rastreador de animais domésticos. “Com o rastreador preso à coleira do animal é possível localizá-lo por meio de coordenadas GPS por celular ou internet, a uma precisão de até 15 metros de raio do local no qual ele se encontra”.
Durante a Exposec 2008, acontecerá também o IV CIS – Congresso Internacional de Segurança Eletrônica, o XX Congresso Brasileiro de Segurança Empresarial, IV Fórum Gerenciamento de Crises e a Magnum Show 2008 – IV Feira Internacional de Armas, Munições, Cutelaria e Acessórios. A programação da feira inclui ainda ciclo de palestras sobre segurança, como: “Soluções em Biometria, GSM e GPRS”, “Monitoramento de Vídeo e Alarme via Internet”, “Monitoramento da Metrópole – Tendências e Tecnologias”, “Segurança em Hospitais e Clínicas”, entre outras.