Notícias | 24 de agosto de 2004 | Fonte: Seguros em Dia

Governo quer ver safra via satélite

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, quer conhecer o tamanho da safra brasileira antes dos norte-americanos. Para alcançar o objetivo, Rodrigues iniciou um projeto de R$ 13,7 milhões para passar a estimar a colheita do país por meio de satélites. Os Estados Unidos já detêm a tecnologia que pode ser usada para monitorar a safra brasileira.

A primeira parte do projeto deverá ficar pronta no final de 2006. Com a inovação, será possível estimar as safras de café, milho, soja e cana até lá, de acordo com Sérgio Camelo, assistente da Superintendência da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

Segundo Luiz Rossetti, coordenador nacional do Proagro, as informações prestadas pelo programa reduziram de 15% para 1,3% as perdas entre o plantio e a colheita. “Diminuímos o risco”, comemora Rossetti. O programa também reduziu o custo de seguros de crédito.

Antes do sistema, um produtor de trigo precisava pagar 11,75% do valor do seu financiamento para obter um seguro contra a perda da safra por razões climáticas. Esse seguro desobriga o produtor a pagar o seu empréstimo no banco, caso haja quebra de safra. Com os resultados do Proagro, o prêmio do seguro caiu para 5%, afirma o coordenador nacional do programa.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN