Desde que transferiu sua carteira de clientes para Amil, em 1º de julho, resultado de um acordo operacional, a Golden Cross parou de pagar aos hospitais e clínicas.
O mercado estima em R$ 200 milhões a dívida com esses prestadores de serviços. E também avalia que essa inadimplência pode ser um dos fatores que contribuíram para o estresse recente entre Amil e Rede D’Or (há duas semanas o grupo D’Or descredenciou a Amil para o atendimento em três hospitais no Rio de Janeiro).
A propósito, a Golden também parou de vender planos de saúde.
A assessoria da Amil enviou a seguinte nota: “Em relação à nota Golden Cross: transferência de carteira e inadimplência, publicada pela coluna em 12/08/2024, a Amil reitera que o descredenciamento de três hospitais da Rede D´Or no Rio de Janeiro para atendimento de seus clientes foi uma decisão unilateral, imotivada e até o momento não explicada pelo grupo hospitalar, suspendendo um contrato de reajuste recém-assinado.
A Amil não acredita que uma medida extrema e repentina como essa, adotada pela Rede D´Or, tenha sido motivada por eventuais dívidas de terceiros sobre as quais a Amil não tem nenhuma ingerência ou responsabilidade.
A Amil esclarece que em seu acordo com a Golden Cross não há transferência de carteira de clientes nem de obrigações financeiras. Trata-se exclusivamente de um acordo em que a responsabilidade da Amil é garantir o atendimento aos beneficiários Golden em sua rede credenciada, iniciado em 1 de julho de 2024, modelo que consta na resolução normativa N 517 da ANS.”