A gestora americana de private equity, Warburg Pincus, lançou uma OPA pelo controle da Alper Seguros. De acordo com informações do Brazil Journal, a corretora, que tem apostado no crescimento estratégico de M&As, recebeu uma oferta de R$ 43,50 por ação da Warburg Pincus que pretende ficar com 50% mais uma ação do capital da corretora.
Ainda esta semana, a gestora de private equity, enviou uma carta ao conselho da Alper tentando se antecipar a um potencial vazamento das negociações. A oferta avalia a Alper em R$ 850 milhões e já sai com a aprovação de 37% dos acionistas da base.
Segundo o Brazil Journal, entre os acionistas que já assinaram cartas de manifestação de venda, estão a FIT Partners, o family office dos ex-banqueiros Tom Freitas Valle e Fernando Prado, que tem 13% do capital; fundos geridos pelo Pátria Investimentos, com 9%; e Cesár Augusto Antunes, o empreendedor que vendeu a Admix para a Aon Brasil em 2017, com 15,4%.
Também integra a lista, como grandes acionistas, a gestora de private equity Axxon, que tem cerca de 20% do capital e entrou no aumento de capital que a Alper fez em julho do ano passado, e a Brasil Capital, com quase 9%.
Com a oferta, a Alper é avaliada em um múltiplo de 15,7x o EBITDA dos últimos doze meses, 17x o lucro estimado para 2024 e 13,5x o de 2025.
Entre os acionistas que assinaram a manifestação de venda existe um comprometimento em também chamar uma AGE para aprovar a extinção do poison pill da companhia, que obriga qualquer acionista que ultrapassar 30% a fazer uma oferta por 100% da companhia.
Com base na realização da OPA, uma assembleia deverá ser chamada para aprovar a saída da Alper do Novo Mercado, possibilitando o caminho para o fechamento do capital na Bolsa.
Com a Alper, a Warburg Pincus, que tem uma ampla exposição no setor de seguros globalmente, quer replicar o sucesso que teve em seu investimento na americana Foundation Risk Partners (FRP), vendida no ano passado a outro private equity, o Partners Group. Fundada por ex-executivos da Brown & Brown, a FRP fatura mais de US$ 500 milhões.
A Warburg já tem uma relação próxima com o CEO da Alper, Marcos Couto, o que facilitou o negócio, já que anteriormente, ambos avaliaram criar uma empresa do zero para consolidar o setor.
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